sábado, 15 de janeiro de 2011

A INFLUÊNCIA DA LUA NAS CHUVAS - Complemento da pesquisa que estuda a interferência do magnetismo solar direto e outros fatores extra-atmosféricos na formação de nuvens, nas chuvas e nas tempestades - A lua pode alterar a distância entre as nuvens carregadas e a terra assim como aumenta ou diminui o nível do mar nas marés ? - Relação com as trombas d`água e as chuvas de elevados índices pluviométricos - Também possível relação com os abalos sísmicos - Horários de maiores índices pluviométricos

ATENÇÃO :  Este segmento da pesquisa sobre a interferência dos fatores extra-atmosféricos nos processos pluviológicos e sísmicos seria uma admissão precipitada se não fosse feita esta ressalva : que a possível influência da lua, especialmente nas chuvas, é, neste momento, apenas uma possibilidade, devendo ser comprovada cientificamente por constatações decorrentes da análise acurada de extensos dados estatísticos.


Portanto, o aconselhamento a seguir decorre do início da comprovação científica da influência da lua nas chuvas e não tem nenhum caráter oficial, além de não garantir os seus resultados :

REDOBRE A ATENÇÃO NOS HORÁRIOS QUANDO COINCIDIREM CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS FAVORÁVEIS, DINAMIZAÇÃO SOLAR FAVORÁVEL (6 ou acima) E LUA DO LADO OPOSTO DA TERRA






MOTIVAÇÃO DESTE SEGMENTO DA PESQUISA


Portanto esta página foi criada em 15 de janeiro de 2011 para acumular informações referentes a dias e a horários quando ocorreram altos índices pluviométricos em curto espaço de tempo (trombas d`água, etc....) visando relacionar estes eventos com a posição da lua em relação à terra quando estes eventos ocorreram.
O que motivou o esforço para adiantar esta publicação, aparentemente precipitada e mais uma vez oferecida à participação via internet, foram as terríveis consequências provocadas por trombas d`água e altos índices pluviométricos concentrados nas cidades serranas do Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Estes eventos atmosféricos extremos ocorreram, em sua maioria, durante a madrugada e no início da manhã dos dias 12 e 13 de janeiro, horários em que a LUA CRESCENTE ESTAVA DO LADO OPOSTO DA TERRA.






A seguir, citação de um artigo que refere a possível influência da LUA NAS CHUVAS :

"Quanto à possível interferência gravitacional (ou gravítica) lunar, a previsão se refere aos horários quando as chuvas podem ser de maior intensidade (maiores índices pluviométricos por unidade de tempo). Logicamente esta influência ocorre em localidades ou regiões com fortes condições básicas para chuvas, podendo até mesmo desconfigurar a influência do magnetismo solar e outros fatores extra-atmosféricos...."

"Maior possibilidade de chuvas fortes" - Observar a atuação da possível influência gravitacional lunar. Refere-se à teoria dos "corpos flácteis". Sendo as nuvens corpos de muito baixa densidade, e de extensos volumes, pressume-se que a relação das forças gravitacionais da terra e da lua interagem não apenas nas marés oceânicas, mas também em todos os corpos sobre a superfície da terra. Cada nuvem possui uma "orbital", resultante de sua densidade (aglutinação de gotículas) e da interação das forças de gravitação da terra e da lua. No momento de uma chuva, se a lua estiver no lado oposto da terra, sua orbital decai alguns metros, ou seja, se aproxima da terra. Isto provoca uma aceleração no ponto de ruptura da precipitação, além de interferir no equilíbrio das cargas eletrostáticas. O resultado final é uma maior eficiência de "descarregamento" das nuvens em precipitação. Esta é a hipótese que explica o recatado ditado popular :
"Lua no céu, pouca chuva" !! -  No Google, pesquisar : "corpos flácteis".
Das previsões para 2009 - ver itens 2 e 7, no final (em letras azul) da página das previsões para outubro/2009



AS QUATRO LUAS E OS HORÁRIOS CENTRAIS DE INFLUÊNCIA :

LUA CRESCENTE.......06 : 00 (menos ou mais 3 horas)
LUA CHEIA...........12 : 00  (menos ou mais 3 horas)
LUA MINGUANTE........18 : 00 (menos ou mais 3 horas)
LUA NOVA............24 : 00 (menos ou mais 3 horas)     



Registro dos primeiros eventos severos significantes que ocorreram em horários quando a lua estava do lado oposto ou quase oposto da terra :


Dia 12 de janeiro, na madrugada (lua crescente) : maior catástrofe provocada por chuvas do país.

Dia 18 de janeiro (final da crescente e início da cheia) : em São Carlos-SP, coincidentemente no ponto principal de observação, ocorreu uma chuva às 13 Hs aprox. de forte índice pluviométrico. Logicamente um só evento nada prova. Serão necessários milhares, além de compará-los a outros eventos em horários diferentes. Colabore com esta pesquisa enviando informações sobre o tempo em sua localidade, ou se vc é pesquisador, leia mais abaixo....




A CONTINUAR.... Inscreva o seu email neste blog para receber atualizações


CONTRIBUA COM ESTA PESQUISA ENVIANDO INFORMAÇÕES A RESPEITO DE HORÁRIOS NOS QUAIS OCORRERAM FORTES CHUVAS !! - Escreva para o coordenador da pesquisa : gruposambiente Arrouba gmail.com


SE VOCÊ É PESQUISADOR, ESTUDANTE OU AFICCIONADO, COLABORE ORGANIZANDO A FORMA ESTATÍSTICA CORRETA PARA PROVAR CIENTÍFICAMENTE A INFLUÊNCIA DA LUA NAS CHUVAS.  Certamente devemos anotar todos os horários nos quais ocorreram eventos severos, especialmente aqueles relacionados a
altos índices pluviométricos, durante cem ou duzentos dias, após os quais faríamos análises.

AS SOLICITAÇÕES ACIMA DECORREM DO FATO QUE ESTOU COM POUQUÍSSIMO TEMPO DISPONÍVEL PARA ENTRAR NA INTERNET. COLABORE FINANCEIRAMENTE E POSSIBILITE O RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA ACESSANDO A "PÁGINA DE CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES"



PREVISÕES ATUALIZADAS


Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente

Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente

4 comentários:

  1. No Estado do Ceará o período de chuvas verifica-se, em maior rotina, entre janeiro e junho. Dada à proximidade do referido Estado com a linha do equador, o fenômeno das mares se mostra bem pronunciado, notadamente, quanto às marés cheia, seca e preamar. Com a ocorrência de chuvas não é diferente, pois a força gravitacional da lua influencia significantemente nos níveis da pluviosidade, dia e hora. Por exemplo, na lua cheia é raríssima, remotíssima mesmo, que ocorra possibilidade de razoável precipitação de chuva no período noturno. Por sinal,verifica-se que, entre as 18h e 24h dos três primeiros dias de lua cheia, a força da lua é de tal natureza que inviabiliza registros de pluviosidades a serem dignas de nota. Ao passo que é bem mais possível chover nas luas crescente e minguante. Há, também, certa dificuldade de "pluvuar" na lua nova. Palavra de "cabra macho sertanejo" observador desse fenômeno há muitos anos. Acredite se quiser!!! E se duvidar, "cabra macho" resolve na "faquinha"...kkk...tirando a água da raiz do "pé do embuseiro" e alimentando o gado com mandacaru. E tenho dito!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo do Ceará !!

    Muito bom o seu comentário acrescentando informações e declarações provenientes de vários anos de observação !!

    Pois é....Este conhecimento devemos às tradições antigas, também resultantes de observações por séculos a fio.

    O que estamos fazendo é aperfeiçoar estas observações e análizá-las, propondo hipóteses e, quem sabe, teorias.

    Pela inspiração dos antigos é que criei a teoria dos corpos flácteis. Ela nada mais é que uma conceituação diferente para os corpos de muito baixa densidade. Creio que as nuvens são corpos flácteis que quando o deixam de ser, caem na forma de chuvas. Logicamente, se a lua interfere até mesmo em enormes corpos de água, como os oceanos, faz sentido supor que interfere também em enormes corpos de muito baixa densidade, as nuvens !!

    Observamos que os horários mais propícios para a ocorrência de precipitações, devido a características evidentes de temperatura e possibilidade de condensação, é à tarde, começo da noite e de madrugada/início da manhã.

    Quando coincidir a influência, por exemplo, da lua minguante sobre as chuvas da tarde, espera-se uma maior pluviosidade neste horário, ou mesmo trombas d`´agua quando soma-se a influência positiva do magnetismo solar direto.

    Parece evidente que as chuvas e os eventos severos são uma resultante de vários fatores : os atmosféricos, que oferecem as condições básicas e os extra-atmosféricos, que intensificam ou tendem a inibir.

    As suas observações confirmam plenamente a forma pela qual a lua interfere nas chuvas, conforme descrito no texto acima.

    Vamos detalhar mais e enriquecer o conhecimento a este respeito em conjunto ? !!...

    Abraços,

    Luiz Spinola

    ResponderExcluir

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!