segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL, TERREMOTOS E O MAGNETISMO SOLAR DIRETO - Causa disparadora dos terremotos e dos eventos severos - Intensificação na formação de nuvens - A temperatura externa e a interna da terra - O núcleo magnético da terra, que é a primeira causa básica dos terremotos, pode ser influenciado pelas alterações magnéticas do sol ? - Implicações com o aquecimento planetário (global)


Relações entre o magnetismo solar direto e o aquecimento
global : é possível o sol influenciar nos terremotos,
nos eventos severos e nas mudanças climáticas ?
AQUECIMENTO GLOBAL,  TERREMOTOS  E  O MAGNETISMO SOLAR DIRETO   

INTRODUÇÃO
 
Este artigo não tem por objetivo causar preocupações desmedidas. Visa tão somente, a bem da ciência e de possíveis ações preventivas, cogitar interações entre o aquecimento planetário, o magnetismo solar direto(1) e os abalos  sísmicos.
Este posicionamento  advém das recentes conclusões da pesquisa aberta à internet que estuda a interferência do magnetismo solar direto, ou geral, nos eventos severos, nos tremores de terra e possivelmente nos índices pluviométricos globais, além de outros fenômenos.(2)
Ver em Ambiente Científico 1 - blog e no artigo "O magnetismo solar direto, ou geral, os abalos sísmicos e...."



RELAÇÃO ENTRE TERREMOTOS E MAGNETISMO SOLAR
A pesquisa referida acima indica que um número maior de terremotos fortes ocorre em dias de intensificação do campo magnético interplanetário (CMI ou IMF em inglês) ou quando a soma das intensidades dos abalos sísmicos fracos, moderados e fortes é maior em dias de CMI forte ou quando transita para polaridade Norte. Somente a análise de extensos dados observacionais podem provar a assertiva acima, porém registre-se esta evidência observada entre 1 e 5 de novembro de 2012 : O sentido do campo magnético interplanetário transitou para norte em 2 de novembro (ver Spaceweather). Neste dia ocorreu um forte terremoto, de mais de 6.4, na ilha Filipina de Mindanao, segundo o instituto americano USGS e sites de notícias. Pressupõe-se que o campo magnético interplanetário (CMI ou IMF) medido por satélites é uma mostra do magnetismo solar direto. Adicionado em 03/01/2013 : Leia também : ATIVIDADES SOLARES E TERREMOTOS - Primeiro ensaio que começa a provar a relação entre os terremotos e o....
Portanto, a influência do sol sobre os terremotos – segundo esta pesquisa - não ocorre a partir da intensificação na emissão de sub-partículas solares (ou não ocorre somente), quando da ocorrência de explosões solares e tempestades geomagnéticas. A coincidência é porque o CMI aumenta quando se manifestam estes fenômenos.
 
 
CAUSAS DOS TERREMOTOS
Sabe-se que as causas primárias dos terremotos são as movimentações intra-terrestres originadas por alterações nas regiões convectivas do magma e nas reacomodações das placas tectônicas. Certamente, estes  fenômenos intra-terrestres são resultantes de diversos fatores físicos, tais como a temperatura e pressão, as relações gravitacionais  e certamente o magnetismo.
Para a maioria dos fenômenos há causas básicas, causas intensificadoras (ou dinamizadoras) e causas disparadoras dos eventos. O magnetismo solar direto parece ser uma importante causa disparadora dos fenômenos sísmicos, quando dá início a abalos mais fortes prestes a ocorrerem.

 
TEMPERATURAS E FENÔMENOS TERRESTRES
É possível a temperatura nas camadas interiores do planeta terra alterar-se seguindo as alterações das temperaturas das camadas superficiais e da própria atmosfera ?....Da mesma forma, é possível a atmosfera e as camadas superficiais da terra terem suas temperaturas modificadas a partir das modificações, aparentemente espontâneas, nas camadas interiores ?....Parece que sim !!
 

AS TRANSFERÊNCIAS DE CALOR
A transferência, por condução, do calor atmosférico e do calor gerado pela absorção superficial dos raios solares em direção a camadas interiores, demora décadas. E há décadas vimos observando o aumento das temperaturas médias planetárias  : da atmosfera, da crosta, das geleiras e dos mares. (ler também : Aquecimento Planetário I a V)
 

TEMPERATURA E TERREMOTOS
Nas trocas energéticas entre interior e exterior da terra, se considerarmos uma fase de transferência maior do exterior para o interior, temos um acréscimo em um dos  fatores componentes da causa básica dos terremotos : uma maior temperatura no interior irá aumentar o nível médio de intensidade na escala Richter.
 

RELAÇÕES E CONC LUSÕES
Se o aumento de temperatura em regiões mais profundas do planeta (como uma das consequências do aquecimento global) colabora para a manifestação de sismos mais intensos e se, coincidentemente, uma diminuição média do campo magnético planetário ocorrer (e uma diminuição no número de reconecções) nos próximos anos de maior intensidade das atividades solares (ciclo 24 – maior atividade entre 2012 a 2014), então poderemos esperar, além de outros fenômenos meteorológicos, terremotos intensos e também, provavelmente, erupções vulcânicas. Porém, se as medições médias do CMI aumentarem, além do número de transições para norte (maior número de reconecções), então não observaremos terremotos tão intensos nos próximos anos.
Na verdade, se não fossem os contínuos “chaqualhões magnéticos” que o sol promove em suas reconecções com o campo magnético terrestre e se não fosse o periódico aumento de intensidade do seu magnetismo direto, os abalos sísmicos seriam muito mais intensos e em menor número, pois o principal fator disparador  de terremotos não existiria.

Luiz A. V. Spinola, dez/2012

Permitida a reprodução deste texto somente em sites ou outros meios gratuitos.

Se você ou sua instituição iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nas conclusões desta, por favor, compartilhe conhecimentos e entre em contato (no rodapé desta página).
 


Notas

(1)           – O magnetismo solar direto é um termo proposto pela pesquisa  para designar as linhas de força do campo magnético geral do sol que atingem a terra muito atenuadas, motivo que levou os cientistas atuais a darem menor importância a seu estudo. Concentraram suas pesquisas no magnetismo solar indireto, aquele carreado pelo vento solar. A pesquisa propõe que as linhas de força magnética diretas intensificam o magnetismo das sub-partículas (prótons, principalmente) e determinam as mudanças aparentemente imprevistas na polaridade do campo magnético solar.
 
(2)           – Na falta de dados, a pesquisa criou longitudes heliográficas definidas, procurando identificar regiões solares responsáveis por lóbulos magnéticos. Foram constatados, após análise de dados no tempo meteorológico e outros, a possível existência de 8 lóbulos solares, com intensidade magnética variável e instável ao longo de alguns meses. A definição dos locais solares onde se encontram os lóbulos  e outras atividades solares possibilitaram as previsões do tempo em médio e talvez longo prazo. Esta pesquisa parece coincidir com os estudos de Piers Corbyn, que não declara suas bases científicas. Os lóbulos magnéticos, ao contrário das manchas solares, não tem o seu magnetismo fechado, porém o local onde aparecem as manchas solares são evidência de que ali existe um lóbulo. O sol seria um imenso imã octopolar.
“Outros fenômenos” : inclusive erupções vulcânicas
 

Artigos relacionados :

Previsão de Terremotos - Estudo de 20 terremotos entre 7.0 e 8.0, de 2009 e 2010

Estudo dos 17 terremotos mais fortes - entre 8.0 e 9.0 - de 2001 a 2012

Terremotos e Tempestades Solares

Atividades Solares e Terremotos

Aquecimento Global, terremotos e o magnetismo solar direto (o artigo acima)

OS ABALOS SÍSMICOS E O MAGNETISMO SOLAR DIRETO



Conheça mais procurando em MARCADORES, à direita


E os ensaios de previsão em :
http://ambienteprevisoes.blogspot.com
  




Participe no grupo Ambiente Científico 1 para receber atualizações em seu email
https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/ambientecientifico1






Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores


Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!




Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!



Email, endereço, telefones atualizados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!