OS ABALOS SÍSMICOS E O MAGNETISMO SOLAR DIRETO
O MAGNETISMO DIRETO, OU GERAL, DO SOL E OS TERREMOTOS
A pesquisa que estuda as influências do magnetismo solar direto no tempo meteorológico está, em suas observações, constatando que o magnetismo direto do sol também interfere nos processos que desencadeiam fenômenos exponenciais determinantes para o início dos abalos sísmicos, notadamente os mais fortes.
Logicamente, as causas básicas dos terremotos são as reacomodações das placas tectônicas provocadas pela sinergia entre a movimentação rotacional terrestre, as temperaturas das camadas intra-terrestres, além de outras causas, como a relação gravitacional e magnética terra-lua-sol. Sendo a origem do magnetismo terrestre o núcleo da terra, com certeza o campo magnético terrestre também interage com todos os outros fatores. Como o magnetismo terrestre é alterado pelo magnetismo solar, fácil é entender que este "formata", no tempo, as causas básicas dos terremotos que estiverem prestes a se manifestarem.
O FATOR DE DISPARO NÃO SÃO AS TEMPESTADES SOLARES E AS GEOMAGNÉTICAS
Esta conclusão da pesquisa, além de confirmar a interferência do sol nos terremotos, oferece outra interpretação em relação a explicações de como este fenômeno acontece. Algumas pesquisas consideram que a influência seja ocasionada pelas explosões solares e/ou as tempestades, que bombardeiam a terra, sua atmosfera e os campos magnéticos terrestres (magnetosfera), com excesso de partículas atômicas e sub-atômicas. Não há procedência nesta conclusão, pois terremotos fortes ocorrem também em dias de fraca emissão de partículas solares. Estas partículas estão associadas ao conceito de "vento solar", moroso em sua trajetória até a terra.
DE QUE FORMA O MAGNETISMO SOLAR DIRETO INFLUENCIA
O magnetismo solar direto, através de suas linhas de força que tendem a ultrapassar (ou ultrapassam ?....) a velocidade da luz, induzem magnetismo nas morosas sub-partículas EM TODA A EXTENSÃO DO ESPAÇO INTERPLANETÁRIO. Este efeito é praticamente instantâneo. No caso da terra, as linhas de força do magnetismo solar direto varrem o espaço interplanetário das proximidades da terra em 7 a 9 minutos !!
O equívoco interpretativo do conceito científico mais aceito no momento foi - segundo o que estamos concluindo - considerar que o magnetismo do sol se restringe ao magnetismo carreado pelas partículas e sub-partículas do vento solar. Isso realmente ocorre logo que estas partículas são ejetadas pelo sol. Porém, tendem a perder intensidade original em seu longo percurso e são novamente estimuladas, em seu magnetismo, pela indução das linhas de força do magnetismo solar direto. Por este motivo, pressupõ-se, nesta pesquisa, que as medidas do campo magnético interplanetário(CMI), feitas pelos satélites, são uma mostra e correspondem às medidas reais da intensidade das linhas de força do magnetismo solar direto.
Veja os dados e conclusões e que indicam a procedência das afirmações acima nas Previsões para Dezembro/2012Em Ambiente Científico 2 - blog auxiliar
E também : "Estudo dos 17 terremotos de alta intensidade desde 2001...."
Em Ambiente Científico 1 - blog
Luiz A. V. Spinola - Out/2011
Publicado neste blog em 22/12/2012
Por favor, se copiar este artigo adicione o link de divulgação abaixo :
http://ambientecientifico1blog.blogspot.com
OU NA PESQUISA GOOGLE : MAGNETISMO SOLAR DIRETO
Se você ou sua instituição redirecionar ou iniciar pesquisa inspirada nesta, por favor, compartilhe créditos e conhecimentos !! Clique no rodapé desta página em "Contato".
Artigos relacionados :
Previsão de Terremotos - Estudo de 20 terremotos entre 7.0 e 8.0, de 2009 e 2010
Estudo dos 17 terremotos mais fortes - entre 8.0 e 9.0 - de 2001 a 2012
Terremotos e Tempestades Solares
Atividades Solares e Terremotos
Aquecimento Global, terremotos e o magnetismo solar direto
OS ABALOS SÍSMICOS E O MAGNETISMO SOLAR DIRETO (o artigo acima)
Leia um pouco mais sobre este assunto procurando nos MARCADORES, à direita deste blog,
e também nesta postagem no grupo Ambiente Científico 1 :
https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/ambientecientifico1/tOqNIiF8RqU
OU COPIE E COLE NA BARRA DE ENDEREÇO
PARA CONHECER MAIS E ACOMPANHAR AS PREVISÕES ATUALIZADAS, CLIQUE EM :
http://ambienteprevisoes.
|
Site com arquivo dos principais terremotos
ResponderExcluirhttp://earthquake.usgs.gov/earthquakes/eqinthenews/