segunda-feira, 25 de março de 2013

O CAMPO MAGNÉTICO INTERPLANETÁRIO E OS TERREMOTOS - Estudo de 50 terremotos entre 6.0 e 7.9, desde 1 de janeiro de 2012 até e de fevereiro de 2013 - Terceiro estudo que prova a influência do magnetismo solar direto no disparo de terremotos mais fortes - Comprovação da teoria dos lóbulos magnéticos - Abalos sísmicos mais fortes agora são previsíveis em grupos de dias - Pesquisador aficcionado propõe redirecionamento dos estudos relacionados ao magnetismo do sol - Terremotos mais fortes não são provocados por EMCs - Ejeções de Massa Coronal

Postagem relevante nos Grupos e Blogs-Ambiente : DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : MITO, CONTRADIÇÃO, PARADIGMA E PERCEPÇÕES


Terceiro estudo de 50 terremotos em 2012, entre 6.0 a 7.9 na escala Richter

Este é o terceiro estudo sobre a interferência do sol nos terremotos mais fortes.

*Serão estudados 50 terremotos entre 1/janeiro/2012 e 01/fevereiro/2013.
*Os dados serão coletados do arquivo de terremotos significantes do site do USGS.
*As análises serão feitas a partir dos dados do terceiro gráfico (Bz/Btot), do site do LMSAL.

Pressuposto da pesquisa : que os terremotos mais fortes ocorrem, em sua maioria, em dias de CMI - campo magnético interplanetário (ou IMF, em inglês) mais fortes e com variações abruptas no seu sentido, ou em até 48 horas após. O CMI mais forte é visualizado no gráfico em Btotal, em azul claro e as variações de sentido Norte e Sul, na componente Bz, de cor verde. Consideram-se que as medidas do CMI representam o magnetismo solar indireto, carreado pelas partículas do vento solar, relativamente moroso em sua velocidade, conforme teoria aceita nos meios científicos atuais. Porém, nesta pesquisa e neste pressuposto, elas correspondem às variações prováveis na intensidade das linhas de força do magnetismo solar direto, na velocidade da luz, ou tendendo a ultrapassar a velocidade da luz (que, segundo temos conhecimento, não são mensuradas ou não são publicadas atualmente).

Critérios :
SIM para terremotos que ocorrerem no dia e após elevação e variações do CMI.
NÃO para terremotos que ocorrerem após 48 horas.
SIM/NÃO para terremotos que ocorrerem até 48 horas após.

Terremotos que forem considerados SIM/NÃO baseiam-se na hipótese levantada por esta pesquisa - e que necessita ser confirmada por especialistas geólogos(colabore com informações : veja no rodapé) -  que os processos exponenciais que conduzem aos terremotos são acelerados pela interação magnética terra/sol, porém sofrem um retardo para realmente se manifestarem. Ou em outras palavras : todas as intensificações promovidas pelo magnetismo solar direto apressam o deslocamento das placas tectônicas, mas nem sempre disparam a ocorrência (ou antecipam o ponto de ruptura do processo exponencial).

Resultados :
Dos 50 terremotos analisados :
24 terremotos ocorreram no dia de elevação do CMI e de variações abruptas.
06 terremotos ocorreram mais de 48 horas após variações.
20 terremotos ocorreram um dia ou dois após elevação e variações no CMI, sendo :
10 um dia após e 10 dois dias após.

Conclusões : Se o pressuposto acima, em relação ao retardo nos processos exponenciais, não for comprovado por especialistas geólogos, então teremos 48% dos terremotos analisados que correspondem ao pressuposto para a ocorrência no dia da elevação e variações do CMI.
Se o pressuposto, em relação ao retardo nos processos exponenciais for comprovado, teremos que 88% dos terremotos analisados correspondem ao pressuposto completo da pesquisa, ou seja, que o magnetismo solar direto é fator preponderante para o disparo de terremotos mais fortes.
No entanto, novo estudo será feito para comprovar definitivamente a validade teórica e prática desta influência, desta vez analisados em tempo corrido, tanto nos dias de baixa atividade magnética, como nos de alta, em sequência contínua.

Outra conclusão definitiva é que os terremotos mais fortes não são provocados pelas EMCs(ou CMEs, em inglês), conforme alguns pesquisadores independentes, e poucos científicos, cogitam.
No entanto, em alguns raros casos, é possível que uma intensificação do CMI provocada por explosão solar/EMC determine a ocorrência de terremoto fortíssimo, caso condições susceptíveis das configurações sísmicas terrestres, e outras influências, coincidirem.

Influência gravitacional e magnética de alinhamentos planetários podem alterar o padrão de influência principal e constante do magnetismo solar direto.



Aguarde novas publicações, seguindo este blog ou, preferencialmente, inscrevendo o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber também outras postagens relacionadas à pesquisa que estuda o magnetismo solar direto e, se desejar, participar ativamente.
 
Leia mais sobre terremotos e outros artigos da pesquisa em Artigos, Trechos e Comentários
                 
Por favor, se você ou sua instituição iniciarem ou redirecionarem pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Entre em contato (ver no rodapé da página)

Veja os ensaios de previsão recentes, de terremotos, eventos severos, auroras, atividades solares e chuvas localizadas em Ambiente Previsões Sol-Terra

Novidades dos últimos dias para março/abril/2013 em Comentários Quase Diários



Os Cinquenta Terremotos :


1 - Terremoto 6.8 nas Ilhas Izu, Japão, em 01/01/2012
      Conforme site do LMSAL, ocorreram variações bruscas no sentido do campo magnético interplanetário, expresso pela componente Bz do campo nos dias 28, 29 e 30 de dezembro/2011.
Retardo nos fenômenos exponenciais de ruptura de placas tectônicas atrasaram o terremoto em dois dias.
Três transições no dia 30 apresentaram maior amplitude N e S.
Corresponde ao pressuposto ? : SIM/NÃO (após dois dias) - Especialistas em geologia sísmica deverão confirmar processo gradativo exponencial e retardo na manifestação de eventos (ler mais acima).

2 - Terremotos entre 7.5 e 7.7 no sudeste do Alaska, em 05/01/2012
     Variações abrupas no CMI - Campo Magnético Interplanetário, com pico na componente Bz de -7 no dia dos terremotos.
Corresponde ao pressuposto : SIM

3 - Terremoto 6.6, na Ilhas Santa cruz, em 09/01/2012
      Variação abrupta de -6 no sentido do campo, em sua componente Bz no dia do terremoto.
Corresponde ao pressuposto : SIM


4 - Terremoto de 7.2, em Sumatra, no dia 10/01/2012
     Um dia após o terremoto anterior e variações de até -5 no dia deste terremoto.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia)


5 - Terremoto de 6.6. em SOUTH SHETLAND ISLANDS, em 15/01/2012
     Este terremoto ocorreu em dia de variações significativas no CMI, porém horas antes. Dois dias antes, a componente Bz apresentou variações de até -6 nT.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (horas antes das variações e dois dias depois)


6 - Terremoto 6.3, no Peru, em 30/01/2012
     Variações repentinas na componente Bz do campo magnético interplanetário, atingindo -7nT, no mesmo dia do terremoto.
Corresponde ao pressuposto : SIM


7 - Terremoto de 7.1, em Vanuatu, no dia 02/02/2012
     Terremoto ocorrido logo após sequência de três dias (30, 31 e 1º) de aumento do CMI e variações com picos de -5 e -7.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia)


8 - Terremoto de 6.7, nas Filipinas, no dia 06/02/2012
     Este terremoto ocorreu em correspondência a uma atividade magnética solar inusitada. Na hora exata do terremoto, a medida total do CMI elevou-se repentinamente para 22nT, voltando em seguida à medida média do dia, de 5nT. Algumas variações repentinas na componente Bz também atingiram picos de -7.
Corresponde ao pressuposto : SIM



9 - Terremoto de 6.4, nas Ilhas Salomão, no dia 14/02/2012
     O dia 14 foi de forte magnetismo geral e apresentou picos Bz de até -7nT, de forma similar aos dias 13, 15 e 16.
Corresponde ao pressuposto : SIM


10 - Terremoto 6.0, em Oregon, no dia 15/02/2012
       Este terremoto também ocorreu em dias de forte CMI e variações na componente Bz do campo.
Corresponde ao pressuposto : SIM


11 - Terremoto de 6.7, na Rússia, em 26/02/2012
       Primeiro terremoto deste estudo que não teve relação com o pressuposto da pesquisa, ou seja, ocorreu em dia de baixo valor total do CMI e com mínimas variações. Provavelmente, alguns terremotos manifestam-se sem a necessidade de um fator externo disparador, principalmente quando o CMI demora mais que 3 dias sem variações bruscas e apresentando valores menores em suas medidas, como foi o caso dos dias 23, 24, 25 e horas dos dias 22 e 26. O único evento diferente neste dia (26/02) foi a aproximação de EMC (Ejeção de Massa Coronal), que provocou tempestade geomagnética 5 no dia 27.
Consultando arquivos do USGS, constatei que após váriações abruptas de até -8nT em 22/02 :
Dia 22 : terremoto de magnitude máxima : 5.4
Dia 23 : terremoto de magnitude máxima : 5.5
Dia 24 : terremoto de magnitude máxima : 5.3
Dia 25 : terremoto de magnitude máxima : 5.2
Corresponde ao pressuposto : NÃO


12 - Terremoto de 6.6, em Southeast Of The Loyalty Islands, em 03/03/2012
      Terremoto ocorrido logo após dois dias (1 e 2) de variações na componente Bz do campo magnético interplanetário de até -6nT.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia) 


13 - Terremoto de 6.7, em Vanuatu, em 09/03/2012
      Este terremoto aconteceu em meio a uma tempestade geomagnética muito forte, de 7 no índice Kp. As variações da componente Bz atingiram picos de até -18nT. O terremoto manifestou-se uma hora depois de um destes picos. Até agora, este é o segundo evento que coincide com EMC enviada por explosão solar. A causa não é a explosão e nem a EMC, mas sim o consequente aumento do valor total do CMI e das variações da componente Bz. Logicamente, há uma relação indireta.
Corresponde ao pressuposto : SIM


14 - Terremoto de 6.9, no Japão, em 14/03/2012
      Dois dias depois de uma fortíssima variação abrupta na componente Bz, de -20nT, provocada por varredura de um lóbulo solar (evidenciado pelas manchas 1332, 1333 e 1334) e intensificada pela EMC emitida por explosão na mancha 1429.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após dois dias)


15 - Terremoto de 7.4, no México, no dia 20/03/2012
      Terremoto ocorrido um dia após variações repentinas de até -6 na componente Bz.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia)


16 - Terremoto de 6.6, em Papua Nova Guiné, em 21/03/2012
      Dois dias após o dia 19, de 4 variações abruptas e simétricas N e S.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após dois dias)


17 - Terremoto de 7.1, no Chile, em 25/03/2012
       Um dia após variações repentinas na componente Bz do campo magnético interplanetário, de até -7nT.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia)


18 - Terremoto de 8.6, em Sumatra, no dia 11/04/2012
      Um terremoto fortíssimo em dia de varredura de um lóbulo solar magnético evidenciado pela mancha solar 1454, com duas características não usuais nas medidas do CMI, embora relativamente baixo, e do índice Dst. Na mesma hora do terremoto, o valor total do CMI apresentou uma variação repentina para +9 e a componente Bz um pico repentino para -4. Horas antes, o índice Dst mostrou uma subida incomum para +20. No mesmo dia , e nos próximos, o sol continua apresentando atividades magnéticas que promoveram outros terremotos.
Corresponde ao pressuposto : SIM


19 - Terremoto de 8.2, em Sumatra, no dia 11/04/2012
      Poucas horas depois do terremoto de 8.6, outro de 8.2 ocorreu em Sumatra, como resultado das mesmas observações e medidas do terremoto anterior.
Corresponde ao pressuposto : SIM


20 - Terremoto de 6.5, no México, ainda no dia 11/04/2012
       Os mesmos motivos dos terremotos 18 e 19.
Corresponde ao pressuposto : SIM


21 - Terremoto de 6.9, em Golfo da Califórnia, em 12/04/2012
       Dia de forte CMI com variações de até -11 na componente Bz.
Corresponde ao pressuposto : SIM


22 - Terremoto de 6.5, em Vanuatu, no dia 14/04/2012
      Este terremoto ocorreu um dia após série de dias de forte CMI e variaçãoes (dias 11, 12 e 13)
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (após um dia)


23 - Terremoto de 6.7, no Chile, no dia 17/04/2012
      Primeiro dia de elevação do CMI e variações até -8nT
Corresponde ao pressuposto : SIM


24 - Terremoto de 6.8, em Papua - Nova Guiné, no dia 17/04/2012
        O mesmo dia e causas do terremoto anterior
Corresponde ao pressuposto : SIM


25 - Terremoto de 6.6, na Indonésia, no dia 21/04/2012
      O dia 21 apresentou variações abruptas, porém vários horas depois do terremoto. No dia anterior, dia 20, a componente Bz do campo magnético interplanetário caiu para -7nT
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (um dia após)


26 - Terremoto de 6.7, em Tonga, no dia 28/04/2012
      No dia deste terremoto as variações magnéticas do sol foram moderadas. No entanto, ocorreu minutos depois de uma variação abrupta e simétrica N e S de -3nT. Os dias 25 e 26 apresentaram variações de -10 e -5nT.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO(variações moderadas no dia e dois dias após)

27 - Terremoto de 6.7, na Argentina, no dia 28/05/2012
      Dia de elevação do CMI e variações bruscas de até -7nT.
Corresponde ao pressuposto : SIM

28 - Terremotos de 6.2 e 6.4, no Panamá, no dia 04/06/2012
      Dias 3 e 4 foram de forte atividade magnética, apresentando até 14nT em Btotal e até -13nT na componete Bz do campo magnético interplanetário.
Corresponde ao pressuposto : SIM


29 - Terremoto de 6.4, na Indonésia, no dia 25/07/2012
      Um dia após sequência de dias que apresentaram variações contínuas de -6, e -7 e -5 na componente Bz. EMCs não geo-efetivas varriam o espaço interplanetário em direção oposta à terra.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (um dia após)


30 - Terremoto de 6.5, nas Ilhas Salomão, no dia 25/07/2012
      No mesmo dia do terremoto acima.
Corresponde ao pressuposto : SIM


31 - Terremoto de 6.7, na MAURITIUS - REUNION REGION, em 26/07/2012
      Dois dias após sequência de 4 dias de aumento do CMI e variações abruptas.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (dois dias após)

32 - Terremoto de 6.5, em Papua - Nova Guné, no dia 28/07/2012
      Dia de expressivas variações magnéticas no meio interplanetário, com picos de até -9nT na componente Bz do campo e de até 15nT, em Btotal
Corresponde ao pressuposto : SIM


33 - Terremoto de 6.4, no Irã, em 11/08/2012
        Terremoto ocorrido em dia de expressiva variação na componente Bz, porém será contabilizado como dia de baixa atividade pelo fato do terremoto ter acontecido horas antes da máxima variação (-6)
Corresponde ao pressuposto : NÃO


34 - Terremoto de 7.7, em SEA OF OKHOTSK, em  14/08/2012
      Um dia após sequência de três dias de variações com picos de até -6nT, na componente verde Bz.
      Observe a mancha solar 1543, no dia 12, evidenciando um lóbulo solar responsável pelos aumentos e variações no CMI dos dias 11, 12 e 13 de agosto/2012.
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (um dias após)

35 - Terremoto de 6.4, no Alaska, em 26/09/2012
      Dia de fortes variações no CMI, com pico de até -7 na componente Bz
Corresponde ao pressuposto : SIM


36 - Terremoto 6.7, na Indonésia, em 12/10/2012
      Este terremoto ocorreu 48 horas após elevadas variações no campo magnético interplanetário dos dias 8 e 9 (-15 e -16 nT). O dia 12 apresentou variações moderadas, apenas, embora o índice Dst tenha expresso características de transição de lóbulo magnético solar : fraco aumento, terremoto e queda para -20 e -69 (sem chegada de EMC provocada por explosão).
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (um pouco mais que dois dias após)

37 - Terremoto de 6.2, em Vanuatu, em 20/10/2012
      Terremoto ocorrido em dia de fracas variações do CMI e depois de dois dias de Variações moderadas.
Corresponde ao pressuposto : NÃO


38 - Terremoto de 6.5, na Costa Rica, em 24/10/2012
      Terremoto ocorrido 17 horas após variações moderadas de até -4 na componente Bz, porém significativo em relação a dias anteriores.
Corresponde ao pressuposto : SIM


39 - Terremoto de 7.7, em QUEEN CHARLOTTE ISLANDS REGION, em 28/10/2012
      30 horas após variações relativamente altas no CMI, de até -5nT e no dia 28, de -4nT
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (mais de um dia após)


40 - Terremoto de 7.4, na Guatemala, em 07/11/2012
      Dia de mais forte CMI, com variações abruptas de até -11nT
Corresponde ao pressuposto : SIM


41 - Terremoto de 6.8, em Myanmar, em 11/11/2012
      Dia de variações altas (até -5nT) em relação aos três dias anteriores
Corresponde ao pressuposto : SIM


42 - Terremoto de 6.5, na Guatemala, em 11/11/2012
      O mesmo acima
Corresponde ao pressuposto : SIM


43 - Terremoto de 6.4, nas Ilhas Kuril, em 16/11/2012
      Este terremoto ocorreu dois dias após expressivas variações(de até -19nT)
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (dois dias após)


44 - Terremoto de 7.3, no Japão, em 07/12/2012
      Dia de fraco CMI e distante de variações expressivas anteriores.
Corresponde ao pressuposto : NÃO


45 - Terremoto de 6.3, na Nova Zelândia, em 07/12/2012
      O mesmo acima
Corresponde ao pressuposto : NÃO


46 - Terremoto de 7.1, em Banda Sea, em 10/12/2012
      Os dias 9 e 10 foram de relativas fortes variações na componente Bz, atingindo -5 e -6nT
Corresponde ao pressuposto : SIM


47 - Terremoto de 6.8, em Vanuatu, em 21/12/2012
      Um dia após fortes variações repentinas no CMI, em sua componente Bz, de até -7nT
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (um dia após)


Os três próximos terremotos serão os primeiros de 2013, para completar o estudo com 50.

48 - Terremoto de 7.5, no Alaska, em 05/01/2013
      Este terremoto ocorreu 27 horas após variação abrupta de -4nT 
Corresponde ao pressuposto : SIM/NÃO (mais de um dia após)


49 - Terremoto de 6.8, no Chile, em 30/01/2013
      Terremoto em dia de fraca atividade magnética solar. Porém, quatro dias após variações bruscas de até -10nT.
Corresponde ao pressuposto : NÃO


50 - Terremoto de 6.3, nas Ilhas Santa Cruz, em 01/02/2013
      O dia anterior, 31, apresentou elevação no valor total do CMI (Btot) e uma variação abrupta de -5nT na componente Bz que indica o sentido do campo magnético interplanetário. O dia 01, apresentou algumas variações moderadas antes do terremoto, além de ascensão de Btotal.
Corresponde ao pressuposto : SIM 

Resultados, análise e conclusões : no início da página


Leia mais sobre terremotos e outros artigos da pesquisa em Artigos, Trechos e Comentários



Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 

Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
OU DIGITE ESTES TERMOS NA PESQUISA GOOGLE

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA 

Endereço e telefones atualizados
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : CONTATO GRUPOS-AMBIENTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!