sábado, 18 de dezembro de 2010

ASTROFÍSICO INGLÊS, PIERS CORBYN, FAZ PESQUISAS HÁ VÁRIOS ANOS SOBRE MAGNETISMO SOLAR E EVENTOS SEVEROS - Pesquisa aparentemente baseada nas mesmas conclusões desta - Carta inicial ao CPTEC propondo continuidade da pesquisa sobre as influências extra-atmosféricas no tempo e no clima em todo o mundo

Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente
all de Entrada dos Blogs-Ambiente


DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO

Ao CPTEC - Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos,
Divisão do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,


Prezados senhores,


Por meio desta, venho mui respeitosamente solicitar que considerem com atenção o seguinte assunto :

Venho realizando observações e fazendo análises sobre o magnetismo solar direto, ou outra forma de interferência solar, no tempo, desde 2006. A partir de dez/2008 tenho publicado os resultados desta pesquisa, como podem ver nas informações abaixo.

Hoje tive conhecimento do trabalho do astrofísico Piers Corbyn
http://en.wikipedia.org/wiki/Piers_Corbyn
http://www.weatheraction.com/displayarticle.asp?a=88&c=1
http://climaterealists.com/index.php?id=4056

Ou, na pesquisa do Google, digitar o nome do pesquisador : Piers Corbyn

Piers, ao que parece, pesquisa o mesmo assunto há muitos anos, porém insiste em não divulgar as bases científicas de seus estudos e das práticas de previsões de longo prazo.

Sou partidário da filosofia da divulgação livre do conhecimento, não podendo este, por princípio, ser propriedade privada. Apenas não considero justo o plágio, e aceito alguma forma do pesquisador independente receber por suas pesquisas, a fim de sobreviver e cobrir custos estruturais. Também por este motivo tenho publicado minhas conclusões desde dez/2008.

Em algum ponto destas publicações propús a órgãos de pesquisa brasileiros que se integrassem nesta pesquisa. Não obtendo resposta, mesmo porque o trabalho na internet ainda não é muito conhecido, é que resolvi contatar diretamente o CPTEC.

Proponho, pois, que o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos se posicione a respeito e, se for de sua alçada e interesse, que dê continuidade à pesquisa, com bases tecnológicas e informacionais mais adequadas. Porque não, nós, brasileiros, não podemos chegar à frente neste ramo do conhecimento e sua consequente aplicação prática ? Desde que os americanos estão a patinar com preocupações com direitos de propriedade, com auferição de lucros ou inibidos por preconceitos reacionários ?....

Espero que este departamento de pesquisa e divulgação, agregado a órgão público - O INPE -  se sensibilize com esta proposta e com a relevância de suas implicações.

Caso positivo, há várias possibilidades :

Desejo continuar a pesquisa na internet de forma transparente e participativa. O INPE pode se integrar de alguma maneira, ao mesmo tempo em que desenvolve pesquisa similar através de um corpo de cientistas.

A pesquisa já está relativamente adiantada, podendo garantir entre 60 a 90% de suas previsões em médio e longo prazo.

No entanto, compreendo que seria prematuro, e uma ação incauta, a divulgação de resultados em nome do CPTEC. Eu mesmo, como particular, faço as divulgações como "ensaios", deixando claro que são resultados de pesquisa em andamento.

Outra forma, seria os estudiosos e meteorologistas do CPTEC irem, aos poucos, inserindo em suas análises a componente inusitada do "fator de dinamização" - uma resultante das influências extra atmosféricas, tais como o magnetismo solar direto, possíveis radiações, o vento solar e os raios cósmicos. Se o grau de acerto de previsibilidade subir após a inserção destes fatores extra-atmosféricos, ter-se-ia uma forte evidência da validade destas pretendidas influências. Se isto ocorrer, gostaria de ser informado constantemente.

Análises de modelos climáticos localizados, creio, serão certamente incrementadas se levarem em consideração a influência solar e outras espaciais.

Espero poder contribuir diretamente com os pesquisadores que se disporem a trabalhar nesta área. É até possível que isto já esteja sendo feito e, neste caso, reafirmo as minhas declarações e intenções.

Por necessidade de trabalho e solicitações outras, tenho tido relativo pouco tempo para aplicar-me nesta pesquisa. Se possível, seria muito bem recebida alguma forma direta ou indireta de apoio estrutural ou financeiro. No entanto, a boa receptividade e o claro posicionamento do CPTEC já me seriam suficientes.

No aguardo,

atenciosamente,

Luiz Antonio Vieira Spinola
Ou, na pesquisa do Google, digitar : PREVISÃO TEMPO LONGO PRAZO


Obs : Em meados de 2010 a chefia de pesquisas do INPE mui gentilmente me informou que deveria publicar esta pesquisa em revista científica para depois tentar oportunidade de participação nas pesquisas do INPE.






DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!