terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PREVISÕES PARA JUNHO/2009 - PREVISÃO DE CHUVAS - E DO TEMPO - PARA JUNHO DE 2009 - Como podem as previsões de médio e longo prazo evitarem acidentes terrestres, marítimos e aéreos ?.... - Vôo da Air-France - AF447 - Evitar programação de Vôos em dias de forte magnetismo solar.

PREVISÕES do tempo - e chuvas - segundo fator de dinamização de influências magnéticas extra atmosféricas PARA JUNHO/2009

Previsões Atualizadas



DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO



Previsões para maio/2009 - PROCURE À DIREITA EM MARCADORES OU ARQUIVOS DO BLOG

Previsões para outros meses e artigos - PROCURE À DIREITA EM MARCADORES OU ARQUIVOS DO BLOG

Previsões para julho/2009 - PROCURE À DIREITA EM MARCADORES OU ARQUIVOS DO BLOG


Palavras-chave relacionadas : Conhecimento tradicional - Previsão do tempo por ditados populares - Ótica e aerossóis - Magnetismo interespacial - Ionização atmosférica - Sunspot.


Comentários sobre o desaparecimento do avião com destino à França - vôo AF-447


Vamos iniciar as previsões, estudos e comentários deste mês, com comentários a respeito do desastre com o avião da AIR-FRANCE, que sumiu no atlântico, na direção do arquipélago de Fernão de Noronha.

Segundo um especialista, e segundo outras informações que dispomos até o momento, a causa mais provável teria sido uma forte e inusitada turbulência após a entrada do avião em uma região de nuvens cúmulus-nimbo, na  zona de convergência intertropical.


Veja o que o que foi previsto para 31 de maio :
Previsões para maio/2009 : - VER Á DIREITA

PARA O DIA 31 DE MAIO, E DE 1º A 4 DE JUNHO, UMA NOVA FASE DE INFLUÊNCIA POSITIVA IRÁ INTENSIFICAR AS CHUVAS, EM TODO O MUNDO, ONDE CONDIÇÕES BÁSICAS PREDISPONENTES SE FIZEREM PRESENTES. ( Norte e nordeste do Brasil, África do Sul, outros países do hemisfério sul mais próximos ao equador, bem como quase todo o hemisfério norte ) 

O fatídico vôo ocorreu ontem à noite, dia 31 de maio, nas proximidades do equador. Eis mais um simples exemplo de como esta pesquisa poderá, caso sejam confirmadas suas premissas, evitar desastres e prejuízos de várias naturezas. Se, por exemplo, no futuro, os vôos intercontinentais, e mesmo alguns nacionais, forem concentrados em dias de mínima influência solar para a formação de tempestades, estar-se-á evitando muitos prejuízos, mortes e transtornos.

A fase positiva citada acima refere-se a uma região solar que provavelmente indica o centro de um dos fortes lóbulos do magnetismo solar direto. Há alguns meses, registramos nesta mesma região (16 a 19 de longitude dinâmica, convencionada nesta pesquisa ) o aparecimento de quatro "proto-sunspot", de uma mancha solar e de uma explosão.

Ver aparecimento da mancha solar 1019 a esquerda do orbe solar, em SPACEWEATHER.


ENSAIOS DE PREVISÃO PARA JUNHO/2009 :

Obs : Os comentários e confirmações foram adicionados à página após o dia 1º de junho.

Adições escritas em vermelho.



1 de junho : fator de dinamização 6 * Ver após "30 de junho" o significado de "fator de dinamização", bem como alguns comentários.

2 de junho : fator de dinamização 7 - O canto da "três-potes" e da "cauam"   - Há dois dias, na noite de 31 de maio e na manhã de 1º de junho, as três-potes e as cauams cantaram. Diz a tradição aqui da região de Lagoa Real - BA e de Livramento de Nossa Senhora, que quando estas aves estão quietas por muitos dias e, repentinamente recomeçam a cantar, é sinal de que vai ter chuva após 2 a quatro dias. Tenho confirmado este método tradicional de previsão do tempo. Realmente acontece da forma que os antigos, em muitos anos de observação, aprenderam, e seus descendentes afirmam !! No dia 1º de junho, já pela manhã, ocorreu uma inversão no sentido da brisa. Começou a soprar de oeste para leste. Este é um outro prenúncio que os homens daqui tradicionalmente afirmam : "Quando sopra o vento norte ou oeste, vai chover". As cauams cantaram ritmadamente, e em grupo, bem cedo, na manhã do dia primeiro. Elas podem ter sentido a discreta inversão no sentido usual do vento (normalmente, aqui nesta região da Bahia, sopra o vento alísio, de leste/sudeste para oeste). E as três-potes ? Como pressentiram as condições de mudança do tempo e a chegada de chuvas, já que cantaram no dia anterior (dia 31 de maio), quando ainda não havia ocorrido a inversão do vento ?....

No dia 2, após 30 dias sem chover, nuvens densas formaram-se e, à tarde, pancadas de chuva atingiram a região. Hoje, 3 de junho, o dia amanheceu nublado e chuvas mais intensas são esperadas. As aves já sabiam disto com dois dias de antecedência !! (parágrafo adicionado em 3/6/09)

Teriam as três-potes, e as cauams, sensores biológicos que captariam um aumento do magnetismo solar, ou de alguma outra forma de partícula ou energia que se intensifica com o aumento do magnetismo ?

O círculo grande e colorido em volta da lua, ou "lagoinha"   - Seria o círculo grande e alaranjado em volta da lua mais uma forma de monitorar o aumento do magnetismo solar ? Os antigos diziam que sim (sem, no entanto, saberem qual era a verdadeira causa). Há outra tradição que diz : "Círculo perto (da lua), chuva longe. Círculo longe, chuva perto". Mais uma vez, tenho confirmado estas tradições desde há três anos, em uma série de observações. Físicos, ou astro-físicos, especializados em ótica, poderiam afirmar que este fenômeno nada tem a ver com previsão de chuva. Podem arguir que, por ex, são disposições de umidade e dispersão de aerossóis, de tal forma a provocar estes efeitos. Porém, como explicar as conclusões corretas de que povos antigos, por muitos séculos, observaram a ocorrência de chuvas alguns dias após serem visualizados círculos maiores ao redor da lua, e geralmente de côr mais realçada ?.....

Uma possível explicação, mais de acordo com os pressupostos desta pesquisa - bem como de outras que se relacionam às características iônicas da alta atmosfera, seria que o magnetismo solar mais intenso aumenta o grau de ionização das várias camadas da ionosfera, ou outra hipótese similar.

Enfim, os pássaros, e o círculo maior em volta da lua (crescente nestes dias), parecem confirmar este novo pequeno ciclo ascendente de influência do magnetismo solar na formação de nuvens e nas chuvas. Provavelmente esta influência provoca um aumento médio nos índices pluviométricos de vastas extensões territoriais consideradas ou, o mais provável, uma intensificação das instabilidades atmosféricas, com a manifestação de tempestades e altos índices pluviométricos concentrados.

A MANCHA SOLAR 1019 ESTÁ HOJE A 330 GRAUS DE LONGITUDE ESTÁTICA (convenção desta pesquisa : à esquerda do orbe solar). A mancha solar é uma das atividades que indica a localização de um dos lóbulos magnéticos do sol. As aves perceberam este aparecimento há dois dias ? !!
Ver aparecimento da mancha solar 1019 a esquerda do orbe solar, em SPACEWEATHER. ( Para o dia 2 de junho )

Comentários acima, adicionados em 2 de junho. 

3 de junho : fator de dinamização 7 - "As buscas aos sobreviventes do vôo 447, destroços e caixas-preta, estão sendo dificultadas pelo mau tempo, que deverá permanecer nos próximos dias nas proximidades das ilhas de São Pedro e São João". Está foi uma notícia emitida pela Rádio Nacional da Amazônia, hoje, 3 de junho, às 10 : 00 horas.

ACIMA : CONFIRMADO !!

4 de junho : fator de dinamização 6

5 de junho : fator de dinamização 5

6 de junho : fator de dinamização 5

7 de junho : fator de dinamização 6

8 de junho : fator de dinamização 6

9 de junho : fator de dinamização 6 - A "cauam" cantou novamente !! 

10 de junho : fator de dinamização 5

11 de junho : fator de dinamização 5

12 de junho : fator de dinamização 6  - Comentário em 15/06/2009 : Volta a chover forte no nordeste. Quatro mortes. Fator de dinamização 6 ascendente. 
CONFIRMADO !! (nenhuma notícia relevante até o dia 11)

13 de junho : fator de dinamização 7 - Comentário em 15/06 : Os noticiários registram "o mau tempo dificulta o resgate dos corpos e destroços do vôo 447".
CONFIRMADO !!(nehuma notícia relevante até dia 11)

14 de junho : fator de dinamização 7 (domingo) - Comentário em 19/06 : Em um destes dias (mais ou menos 1) - desculpe - dois tornados atingiram os Estados Unidos
CONFIRMADO !!

15 de junho : fator de dinamização 6 - Como a "cauam" previu no dia 9, entre os dias 12 e 15 o tempo fechou na região de observação (Lagoa Real - BA) e ocorreram algumas poucas chuvas esparsas.
CONFIRMADO EM OBSERVAÇÃO LOCAL !!

16 de junho : fator de dinamização 5

17 de junho : fator de dinamização 6

18 de junho : fator de dinamização 7 Adicionado em 19/06 : Neste dia (ou em 19), segundo noticiários, tempestades fortíssimas e tornados atingiram o Oeste dos Estados Unidos, provocando muitos prejuízos e mortes.
CONFIRMADO !!

19 de junho : fator de dinamização 6

20 de junho : fator de dinamização 5 - Adicionado em 27/06 : Nestes dias (19 a 23 de junho) o rio Negro, em Manaus, atinge um nível mais alto que em 1953. Também foram noticiadas grandes inundações na Áustria, além de altos índices pluviométricos nas regiões norte e nordeste.
NÃO CONFIRMADO !! - Porém, dois fatores temos de considerar. Primeiro, que o rio Negro, quando passa em Manaus, carreia água de sua grande extensão. Grande parte da água das inundações, certamente é proveniente de concentrações de chuvas ocorridas após o dia 12, tendendo a fatores de dinamização mais fortes.
Segundo, observamos uma atividade imprevista no sol, na longitude dinâmica 330, nos dias 20 e 21 : Foi o aparecimento das manchas solares 1022 e 1023. A relativa imprevisibilidade na troca de posições dos lóbulos solares magnéticos pode ter sido uma causa de, nestes dias, 19 a 24 de junho, terem sido noticiados eventos concentrados de precipitações. Isto significa que a possibilidade de se prever concentrações de chuvas em determinados dias pode ter seu grau limitado de previsibilidade. Por outro lado, estudos futuros poderão conseguir prever estas atuais atividades inesperadas do sol.

21 de junho : fator de dinamização 5

22 de junho : fator de dinamização 4

23 de junho : fator de dinamização 3

24 de junho : fator de dinamização 2

25 de junho : fator de dinamização 3

26 de junho : fator de dinamização 4

27 de junho : fator de dinamização 5 - Adicionado em 27/06 : Embora os serviços de meteorologia tenham previsto altos índices pluviométricos para algumas regiões do Brasil, não constatamos até as 12 horas do dia 27, qualquer notícia que possa refletir concentrações de chuvas. Refere-se aos dias 25, 26, e 27.
CONFIRMADO !! (Os três dias acima)

28 de junho : fator de dinamização 6

29 de junho : fator de dinamização 7

30 de junho : fator de dinamização 6

ACIMA : CONFIRMADO !! Adicionado em 1/7/09 : Nos três últimos dias (fatores 6, 7 e 6) :
1 - Chuva com vendaval em Minas Gerais.
2 - Chuvas fortes, com ventos de mais de 90 km/h no Rio G. do Sul.
3 - Tempestades no oeste da Austrália.
4 - Cai mais um avião da Air-Bus (A-310) no oceano Índico, após enfrentar uma tormenta fortíssima !!

Se as viagens aéreas fossem concentradas nos dias de fraca e média influência extra-atmosféricas, este acidente poderia, possivelmente, ser evitado.

LEIA A PÁGINA "COMO EVITAR ACIDENTES AÉREOS, TERRESTRES E MARÍTIMOS..." :
 http://groups.google.com/group/ambientesocial/web/como-evitar-acidentes-areos-martimos-e-terrestres----preveno-de-catstrofes-e-acidentes---programao-muito-antecipada-de-viagens---os-passageiros-tambm-podem-programar-suas-viagens-para-os-dias-de-menor-possibilidade-de-tempestades---meteorologia-extra-atmosfrica
APÓS 2011, PROCURAR ESTE TEXTO À DIREITA EM MARCADORES OU ARQUIVOS DESTE BLOG





Observações :

* "fator de dinamização : Um valor entre 2 a 9 (na prática), e entre 0 a 10, para uma determinação empírica a partir de uma resultante  da ação positiva do magnetismo solar direto nas chuvas e da influência negativa do vento solar. Ver também conceitos emitidos a partir das previsões de maio.

 * Temos neste mês de junho/2009 dinamizações com graus entre médio a forte nos 19 primeiros dias e nos últimos três dias. De 22 a 26 de junho as dinamizações são de fraco a médio grau.


Atenção : As condições básicas é que determinam se vai ter chuvas ou não, e são o objeto principal das previsões meteorológicas normais. O grau de dinamização, resultante de interferências extra-atmosféricas, pode sugerir uma nova abordagem nas variantes de análise das condições do tempo.
Para melhor compreensão, leia o artigo inicial "Magnetismo Solar e Chuvas" e os comentários e previsões de outros meses, clicando acima e à direita em "pages" ou "páginas".


Tabela de avaliação subjetiva do fator de dinamização :

0 : nenhuma dinamização.............................(na prática não ocorre)
1 : Dinamização praticamente inexistente....(na prática não ocorre) 
2 : Fraquíssima dinamização.........................(dificílimo de ocorrer na prática) 
3 : Fraca dinamização
4 : Moderada dinamização
5 : Média dinamização
6 : Forte dinamização
7 : Muito forte dinamização
8 : Fortíssima dinamização
9 : Máxima dinamização
10 : Máxima-extrema dinamização (Há registro, na história, de apenas uma, em 18....)




Luiz Antonio Vieira Spinola, 1 de junho de 2009


Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 
Sites inteiramente gratuitos podem divulgar esta página, desde que acompanhada dos adendos abaixo :


   ACOMPANHE ESTE TRABALHO E ENVIE OBSERVAÇÕES SOBRE O TEMPO EM SUA  LOCALIDADE !!


GRUPO AMBIENTE CIENTÍFICO 1 - MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS ("páginas deste grupo")
                     E participe do grupo usando a sua conta no Google. ( acima e à direita, clique em "participar 
                     deste grupo ).

                     Envie dados e comentários para :
                     ambientecientifico1@googlegroups.com
                     
                     Luiz Antonio Vieira Spinola                     DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial em sites ou 
                     outros meios de divulgação e comunicação que visem lucros.

 

    
LEIA COMPLEMENTO DE PUBLICAÇÃO NO BLOG "AMBIENTE CIENTIFICO" A RESPEITO DOS TEXTOS "OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO"


Cadastre o seu email neste grupo para receber atualizações e participar desta pesquisa. Utilize a sua conta do Google ou , se não conseguir, peça à administração dos Grupos-Ambiente :
gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com


PARA CONHECER MELHOR O INÍCIO DESTA PESQUISA, CLIQUE ACIMA EM "PAGES", OU "PÁGINAS" E LEIA "MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS".

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!

Luiz Antonio Vieira Spinola


Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 


HOSMAGSOL



CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....PARTICIPE E DIVULGUE !!



 
"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)




( Na página inicial, clique em "participe deste grupo" e faça login com sua conta no Google - a mesma do Orkut. Se não tiver uma conta, crie uma. É fácil !!  )









Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!