segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Previsão para setembro 2009 - PREVISÃO DE TEMPESTADES PARA SETEMBRO/2009 EM TODO O MUNDO - Tornados - Granizo - Vendaval - Alagamento - Inundação - Tufão - Eventos climáticos extremos - Segundo influências do sol e outras extra-atmosféricas.

Ensaio de previsão de tempestades para setembro/2009, segundo influências solares e outras extra-atmosféricas.

Previsões para agôsto/2009 e mais comentários sobre a pesquisa (procurar em Arquivos do blog)

Previsões para o mês atual, outros meses, e artigos (Páginas deste grupo)

Previsões para outubro/2009 (procurar em Arquivos do blog)


Desculpe os erros de formatação....blog em construção....
Interferência magnética e/ou por raios x e ultra-violeta (UV), por raios cósmicos, em todo o globo terrestre onde condições básicas para instabilidades e precipitações se fizerem presentes.


Atenção : Astrofísicos, físicos atmosféricos, meteorologistas e outros pesquisadores e
                profissionais que se relacionem aos temas deste trabalho :
                Em relação a estudos acadêmicos, sou leigo nestes assuntos. Portanto,
                me desculpem o emprego de termos técnicos ou científicos de terminologia
                não adequada ou da emissão de conceitos equivocados. 
Por favor, são bem recebidas sugestões de correções e melhorias no conteúdo e na apresentação. Comentários também são bem-vindos !

Aproveitando este complemento feito em 17/09, acrescento à possível interferência radiativa os raios gama, desde que estes, e os citados acima, embora de forma diversa, ionizam camadas atmosféricas. 
Análises genéricas conduzem à conclusão de que os e tempo e o clima, em todos os seus níveis, são resultantes da
somatória de  muitos fatores, devendo os de natureza extra-atmosféricos serem levados em consideração nos modelos climáticos estudados.


VEJA ENSAIOS DE PREVISÃO MAIS ABAIXO, LOGO APÓS  "Notas de acompanhamento....".

As adições posteriores às previsões estão escritas em vermelho. As informações sobre tempestades, alagamentos, inundações, furacões, etc,  ocorridos são recebidas por qualquer email que programe "alertas do Google" para estas palavras. Você pode confirmar !! Geralmente as notícias se referem a um ou dois dias atrás. Há casos que se referem a vários dias.

PARA VER PREVISÕES DE OUTROS MESES, - SE FORAM CONFIRMADAS, OU NÃO, OU AS ATUALIZADAS -  CLIQUE ACIMA E À DIREITA. EM "PAGES", OU "PÁGINAS"


* Atenção !!  : As previsões do tempo, abaixo discriminadas, não são oficiais. São resultados de pesquisa em andamento.

 * Pede-se contribuir para esta pesquisa enviando observações do tempo em sua localidade.

* Sugere-se evitar viagens e programação de eventos em dias de dinamização acima de 6 e enviar informações sobre consequências evitadas ou ocorridas para :
ambientecientifico1@googlegroups.com (não é necessário se cadastrar).
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : ambientedivulgacoes@googlegroups.com


Nota de acompanhamento da pesquisa :

Nos últimos meses temos admitido a forte possibilidade da interferência solar na formação de nuvens e chuvas ser de origem radiativa e não magnética, ou como resultante de ambas as causas. Lockwood sugeriu a existência da gigantesca "margarida" interplanetária formada pelos quatro lóbulos magnéticos solares. Este magnetismo solar direto (e não o dinâmico, indireto, provocado ou carreado pelo vento solar) varreria os planetas por 4 vezes a cada ciclo de 27 dias, o número de dias terrestres que o sol demora para perfazer uma volta em torno de seu próprio eixo.
A partir desta inspiração de Lockwood, e de Godofredo, que foi o porta-voz de uma sabedoria popular, é que baseei minha pesquisa desde 2006. Inicialmente, e até janeiro de 2009, pressupús que o sol teria pequenos ciclos de influências magnéticas simétricos, ou seja, 27 dividido por 4 = 6,75 dias. Nas anotações sobre o tempo em 2006, 2007 e 2008, mesmo estando parcialmente enganado, pude constatar em torno de 70% de possibilidades de concentração de chuvas em dias de estimadas fortes e máximas transições magnéticas.

Após fevereiro, um novo padrão de observação preponderou : Os pequenos ciclos solares seriam assimétricos e modificáveis ao longo do tempo. Desta forma, procurei relacionar as atividades solares mais conhecidas - manchas, furos coronais e explosões - como prováveis sinalizadoras de regiões de lóbulos magnéticos. Para tanto, tive de ater-me à teoria de que a estrutura interior do sol teria uma rotação equalizada de 27 dias, pois sabemos que, com certeza em sua superfície e região próxima, o sol exibe uma rotação irregular a partir do equador (em torno de 25 dias neste, até em torno de 30 e talvez 35 dias nos pólos). Ainda trabalho com esta suposição, ou seja, que o sol rotaciona assimetricamente em sua superfície, porém simetricamente, como um só corpo, em seu núcleo e em algumas de suas regiões interiores. A premissa é que os lóbulos magnéticos solares são projeções destas regiões interiores. O núcleo do sol, por rotacionar fixamente em 27 dias, não seria indício de que sua composição deva ser altamente densa. Uma aparente contradição evidencia-se neste raciocínio : Se observo as atividades solares a partir de sua superfície - e cada um de seus graus possui uma rotação diferente - como posso relacioná-las com possíveis regiões interiores de rotação fixa ?

Desprezando-se momentaneamente a questão anterior, refiro-me aqui à possibilidade citada no primeiro parágrafo : a de que a interferência solar seria a nível de variações dos fluxos de raios X e/ou ultra-violeta ( UV). Pesquisas comprovam que o grau de ionização das camadas atmosféricas, notadamente nas camadas da ionosfera, é diretamente proporcional à intensidade destes raios. Observações para subsídio de minha pesquisa confirmaram que a influência do sol sobre as chuvas é a nível energético e não sub-particular. O vento solar, embora possua raios cósmicos fracos e forme magnetismo quando colide com átomos e moléculas da atmosfera, não é um fator de dinamização de chuvas, ao contrário, é um fator inibidor, pois empurra os raios cósmicos extra solares, carregados de altíssima energia, para longe da atmosfera, formando o que se denomina de cauda magnética terrestre (para o lado da noite da terra). Portanto, se houver um fator dinamizador solar, este deve ser energético, ou seja, deve viajar à velocidade da luz, ou em sua proximidade. As observações e conclusões empíricas confirmam que o magnetismo direto do sol ou frequências de seu espectro de energia, são os responsáveis, isolados ou em conjunto, pelos visíveis ciclos de influência positiva na formação de nuvens e nas precipitações.

Outro fenômeno que constatamos ultimamente é que a concentração de chuvas manifesta-se prioritariamente em eventos atmosféricos severos, tais como tempestades, tornados, e tufões. Em princípio, índices pluviométricos diferenciados também seriam evidências desta influência. Embora possa ser constatado, às vezes até localmente, este aumento das precipitações em dias de forte e máxima influência não podem ser, até o momento, comprovados, dadas as gigantecas proporções dinamizadoras exercidas pela referida influência solar. Em outras palavras, para a análise de macro-eventos, só podemos fazer  macro-constatações. Por exemplo, se formos medir os índices pluviométricos de  todo o Brasil, não provaríamos nada, visto ser um território, embora extenso, para o qual entram e do qual saem condições básicas para chuvas de forma aleatória. Se medirmos a média pluviométrica da América do Sul, estaríamos dando um passo correto em direção a uma análise de variável verídica. Porém, ainda não estaríamos em bases corretas. Se medíssemos a média de acumulados de apenas um dos hemisférios, provavelmente nos aproxímaríamos de concluir corretamente a influência ou não na variação de quantidade de chuvas. Com certeza, só poderíamos comprovar a influência ou não, a partir de uma média mundial diária das precipitações. No entanto, quando as mesmas condições básicas para chuvas permanecerem em um mesmo local ou região (o que não acontece na maioria das vezes), podemos nitidamente observar a influência positiva dos ciclos solares magnéticos ou radiativos.

Luiz A. V. Spinola, 10 de setembro/2009


ENSAIOS DE PREVISÃO DE TEMPESTADES PARA SETEMBRO/2009 :

Nota : Infelizmente, por falta de tempo, não conseguimos fazer as previsões nos últimos dias de agôsto. Considere-se, então, até os dias 10 e 11, como previsões apenas para efeito ilustrativo. Embora são conhecidas as fortes tormentas que acometeram vários países nos dias 7 e 8 de setembro, farei as previsões destes dias como se delas não tivesse conhecimento.


Ensaios de previsão escritos no dia 10 de setembro, em preto.

Para confirmar, clique no rodapé desta página em "version", ou versão, e veja a primeira edição. As outras também são indicadas.

Comentários posteriores em vermelho.

 Sugere-se evitar viagens e programação de eventos em dias de dinamização acima de 6

Dia :               Fator de dinamização* ( Ver abaixo) :

1 ....................7....5(alterado em 12/09 - em azul)

Correções e melhorias escritas na cor rosa, em 14/09

Maior possibilidade de chuvas de elevada pluviosidade, nos dias 1 a 8, entre 09:00 e 15:00 horas, se condições básicas se formarem. - Observando ensaio de previsão de maior probabilidade de chuvas fortes, conforme horário, e segundo influência gravitacional lunar. ( digite no Google : 
"corpos flácteis" - (com acento)
Por favor, colabore com esta pesquisa enviando observações sobre o tempo em sua localidade !!
gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com

2.....................6....6    ----    VEJA PREVISÕES A PARTIR DO DIA 13    ----

3.....................6....7

4.....................5....6

5 - Sáb............4....5

6 - Dom...........5....6

7.....................6....7 - Desculpe !! Até dia 12 não foram feitos ensaios de previsão.
                                 Por isto não há comentários, embora saibamos dos vendavais que assolaram
                                 o oeste de Santa Catarina, bem como significativos eventos climáticos em todo
                                 o mundo nos dias 7 e 8 de setembro.
                               
8.....................6....7

Maior possibilidade de chuvas de elevada pluviosidade, nos dias 8 a 15, entre 15:00 e 21:00 horas, se condições básicas se formarem. - Observando ensaio de previsão de maior probabilidade de chuvas fortes, conforme horário, e segundo influência gravitacional lunar. ( digite no Google : 
"corpos flácteis" - (com acento).
Por favor, colabore com esta pesquisa enviando observações sobre o tempo em sua localidade !!
gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com

9.....................5....6

10....................4....5

11....................3....5 - Até dia 11 não faremos comentários e inclusões de eventos atmosféricos devido o ensaio deste mês ter se iniciado somente a partir de hoje. Porém sabemos dos muitos eventos severos ocorridos dias 7 e 8 no Brasil (oeste de Santa Catarina, São Paulo) e em todo o mundo. Após novas análises sobre as manchas solares deste ano (2009), especialmente seu agrupamento em regiões heliográficas definidas, resolvemos alterar os graus de dinamização a partir do dia 12. 
                          
As alterações feitas neste dia 12 estarão na cor azul : 

Maior possibilidade de chuvas de elevada pluviosidade, nos dias 11 a 18, entre 18:00 e 24:00 horas, se condições básicas se formarem. - Observando ensaio de previsão de maior probabilidade de chuvas fortes, conforme horário, e segundo influência gravitacional lunar.  ( digite no Google : 
"corpos flácteis" - (com acento)

Correções e melhorias em 14/09 : escritas em letras cor rosa.


Dia :               Dinamização :
               
12 - Sáb...........6 - Ciclo descendente anterior....( Média possibilidade de concentração....)

13 - Dom..........6 - Tendência a aumento de temperatura no interior da Bahia (ensaio de previsão localizada).
                             ( Observe na sua localidade ) 
14....................7    Entre os dias 13 a 15 : diminuição na velocidade dos ventos e da nebulosidade.
                             Formação de nuvens a oeste. Pouca possibilidade de chuva esparsa.
                             DOIS DIAS  ACIMA : CONFIRMADO !!
                             Aqui no interior da Bahia : no dia 13, dom, realmente o vento leste começou a parar.
                             Algumas nuvens se formaram no lado sudoeste e oeste. A temperatura subiu em
                             relação ao dia anterior !!
                             O mesmo ocorreu no dia 14, subindo ainda um pouco mais a temperatura (pela falta de
                             maior cobertura de nuvens e pelo ar quase que parado.)

Dias 13 a 15 : Maior possibilidade de concentração de chuvas, em todo o mundo, onde condições básicas se fizerem presentes e maior possibilidade de extremos climáticospositivos (temporais..) 
  
Maior possibilidade de chuvas de elevada pluviosidade, nos dias 15 a 23, entre 21:00 e 03:00 horas, se condições básicas se formarem. - Observando ensaio de previsão de maior probabilidade de chuvas fortes, conforme horário, e segundo influência gravitacional lunar. ( digite no Google : 
"corpos flácteis" - (com acento)
Por favor, colabore com esta pesquisa enviando observações sobre o tempo em sua localidade !!
gruposambiente@gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com


15....................6    Ver acima até 13
                             Em lagoa Real - BA : Continuou ar sem ventos e com elevação de temperatura.
                             CONFIRMADO !!
                             OBS : Provável explicação : Em dias de fortes influências extra-atmosféricas as instabilidades
                                       nas regiões próximas ao equador se intensificam, promovendo o bloqueio dos ventos
                                       alísios - os que sopram do lado sudeste/leste. Realmente, na Amazônia e regiões
                                       andinas, estava chovendo muito.


Dias 12 a 15 : CONFIRMADO !!  VEJA NOTÍCIAS SOBRE ESTE PERÍODO :

Dia 12 : Tempestade Mujigae, na China, força evacuação de 50.000....
Dia 12 : Rio sobe e deixa famílias desabrigadas (creio que no Paraná)
Dia 12 : Novos pontos de alagamento em SP.
Dia 13 : Sul de Santa Catarina é atingido por forte chuva (pode se referir ao dia anterior)
Dia 14 : Mais de 4000 saem de casa por causa da chuva no RS (pode se referir ao dia anterior)
Dia 14 : Sinal 8 para tempestade em Macau.
Dia 14 : Tufão Kopu mata 9 na China.
Dia 14 : Alagamento interdita rodovia no Paraná
Dia 15 : Instabilidades e tempestade anulam regatas.
Dia 15 : (noticiado dia 16) Tempestade tropical Marty se forma na costa do México, mas deve perder força,,,,


Obs : Únicas notícias nos dias anteriores ao período acima, 10 e 11(dias de dinamização 5) : Muita chuva em Curitiba, Mais alguns alagamentos em SP, Mais alguns alagamentos em Santa Catarina.


As informações sobre tempestades, alagamentos, inundações, furacões, etc, são recebidas por qualquer email que programe "alertas do Google" para estas palavras. Você pode confirmar !! Geralmente as notícias se referem a um ou dois dias atrás. Há casos que se referem a vários dias.






16....................5 - Tendência a diminuição de temperatura em Lagoa Real BA - em relação a dias anteriores.
                             (ensaio de previsão localizada).
                            Aumento de velocidade do vento leste. Aumento de nebulosidade vinda do leste.
                            Alguma possibilidade de chuva fina (aqui denominada de "neblina")
                           
17....................4 - Ver acima até 16.
                           
CONFIRMADO !!....INCRÍVEL !! (Dias 16 e 17 !!)
                            Na primeira tentativa de previsão localizada, o que não é indicado para este método de
                            previsão, confirmaram-se os eventos : O vento leste retornou, algumas nuvens vindas do mar
                            e leve diminuição de temperatura.
                            PROVÁVEL EXPLICAÇÃO : Em dias de fraca influência (5 e 4), as instabilidades próximas ao
                            equador diminuem, deixando livres os ventos alísios. Os ventos alísios são provenientes
                            de uma pequena inércia da atmosfera em acompanhar o movimento de rotação da terra.
                            Quanto à nebulosidade aumentada, e vinda do leste, é o seguinte :
                            Nos dias anteriores - 14 e 15 - de forte influência, nuvens carregadas se formaram sobre
                            o atlântico enquanto as instabilidades mantinham o ar parado. Ao voltar o curso normal
                            dos alísios, estas nuvens se desaguaram em chuvas no litoral do nordeste, chegando até o
                            interior apenas alguns aglomerados. Quando estas nuvens e chuvas são mais intensas,
                            sobra um "pouquinho" para o sertanejo, na forma de "neblina" como dizem por aqui.
                            É muito provável estarmos delineando um esbôço de leis que regulam o tempo
                            atmosférico nesta época do ano, para o nordeste brasileiro, conforme causas extra-
                            atmosféricas. Estudos podem tomar esta inspiração para que sejam inseridos nos
                            modelos climáticos tradicionais a componente da influência do sol e de outras energias/
                            partículas espacias.

                           
                            ATENÇÃO : Em princípio, as influências do sol, e outras, no clima e no tempo (no tempo :
                            característica exclusiva desta pesquisa) são exercidas a nível global e são, pois, visualizadas
                            quando se considera, pelo menos, grandes extensões territoriais. No entanto, em alguns
                            casos, e em certas épocas do ano, seus efeitos são plenamente visíveis em regiões restritas.
                            Isto provavelmente ocorre quando as condições básicas do tempo permanecem as mesmas
                            por uma sequência de dias, embora sejam dinâmicas. Neste caso, as mesmas condições
                            que entram em uma determinada região, são as mesmas - em características e em volumes -
                            em relação àquelas que saem.
                     
                            É de admirar !! A terra parece respirar acompanhando o mesmo ritmo
                           de pulsação do sol !!  (pulsos menores, de alguns poucos dias)

                            Vamos continuar observando. Amanhã, se as previsões continuarem corretas, deve ventar
                            um pouco mais, porém muito provável à tarde o ar começe a ficar parado. Mas pode ter
                            um padrão igual ao de hoje também.
                           
                            Primeira adição em vermeho realizada em 17 de setembro

18....................5 - Ver acima até 16.
                            Hoje, 18, CONFIRMADO !! O vento leste soprou fracamente pela manhã.
                            À tarde,quase parou (na superfície). A direção do vento nas nuvens mudou de
                            sentido à tarde : muito lentamente de sul para norte (resultado da frente fria que
                            já está no sudeste e avança). Pela quase parada dos ventos na superfície, a
                            temperatura foi ligeiramente superior à de ontem. Poucas nuvens adentrando
                            a esta região vindas do lado sul.

Notícias recebidas entre os dias 16 a 18/09 : ( adicionado em 23/09 )
( Dinamizações 5,4 e 5 )

Apenas :

16/09 : Tempestade tropical Marty perde força.
17/09 : Sem notícias
18/09 : Rápida inundação no país Basco.
18/09 : Vendaval na noite do dia 18 atinge seriamente Apucarana - PR

Três dia acima : CONFIRMADO !!  - Nenhuma notícia a nível global - Apenas Apucarana, no Brasil, sofre com uma tempestade, porém ocorrida na noite do dia 18, horas próximas de fator de dinamização 6.


Sugere-se evitar viagens e programação de eventos em dias de dinamização acima de 6.
               

19 - Sáb..........6 - Tendência a aumento de temperatura no interior da Bahia - (em relação a dias anteriores) 
                            (ensaio de previsão localizada). ( Observe na sua localidade ) 
                              
20 - Dom.........7 - Entre os dias 19 a 26 : diminuição na velocidade do vento leste e aumento do vento oeste.
                             Formação de mais nuvens a oeste. Boa possibilidade de chuva esparsa.(no interior da Bahia)
                             (ensaio de previsão localizada). ( Observe na sua localidade ).

                             Dias 19 a 26 : Forte possibilidade de concentração de chuvas, em todo o mundo, onde
                             condições básicas se fizerem presentes e maior possibilidade de tempestades,                             
                             ( principalmente nos dias 20 e 21; e 24 e 25 )

21....................7 - Ver acima até 19

22....................6 - No interior da Bahia, se não chover nos dias acima, a temperatura experimenta
                            elevação e volta a diminuir a partir do dia 26. 
                            (ensaio de previsão localizada). ( Observe na sua localidade ).

                            Adicionado em 23/09 : Os 4 dias acima : CONFIRMADO !!
                      ( E DIA 23/09 )


                       Em Lagoa Real - BA, situada no centro da Bahia, um pouco
                       para o lado sul (região centro-sul), o tempo foi exatamente
                       como previsto acima !!
                       Progressivamente a temperatura foi se elevando, com fracas alternâncias, porém
                       mantendo o padrão previsto. A direção das nuvens também se alternaram entre
                       sul-norte e oeste-leste. Pela manhã, brisas suaves sopravam do leste, nos dias
                             19 e 22.
                             Hoje, 23/09, foi o dia de mais calor e, à tarde, uma boa formação de nuvens a oeste
                             escureceu o tempo. Há pouco, visualizei um relâmpago no longínquo horizonte
                             do pôr do sol.


                             A terra respira no mesmo ritmo em que o sol pulsa !!


                             Este método conseguiria, em análises sistêmicas com os parâmetros convencionais,
                             prever não apenas a concentração de chuvas para todo o mundo, mas também o
                             comportamento das temperaturas e ventos, em médio/longo prazo, em pelo menos
                             algumas localidades ? !!....Parece que sim !!


                             ACIMA :  CONFIRMADO !!

            

                            

Notícias recebidas entre os dias 19 a 22/09 ( Dinamizações 6,7,7 e 6 ) :

19/09 : Santa Catarina volta a contabilizar prejuízos pela volta das chuvas.
19/09 : Na madrugada, tempóral ataca pelotas e outras cidades no RS.
19/09 : Ventos de mais de 100 Km no Chuí.
20/09 : Forte temporal na tarde de domingo causou.....em SP.
20/09 : Tempestades e inundações causam 5 mortes e inúmeros prejuízos na Georgia, USA.
21/09 : Chuva provoca alagamento em São Paulo.
21/09 : Forte temporal derruba árvores e deixa 290 mil sem energia, em BH e cidades próximas.
21/09 : Mais temporais em SP.
22/09 : Temporais no Paraná.
22/09 : Temporais no Rio de Janeiro.
22/09 : Inundações na Tunísia matam 22 pessoas.
22/09 : Austrália sofre com tempestade de areia.

Os 4 dias acima : CONFIRMADO !!


23....................6 - Ver acima até 19


                       Dia 23 acima : CONFIRMADO !!
                            Adicionado em 24 de setembro : Ontem, de dinamização "6", vendavais assolaram todo
                            o estado de São Paulo e a zona da mata de Minas Gerais.
                            E ainda : !!
                            Na noite de 23 e madrugada de 24 fortes chuvas e vendavais castigaram novamente
                            várias cidades do Paraná. ( observe nota sobre influência gravitacional lunar - logo abaixo )



Maior possibilidade de chuvas de elevada pluviosidade, nos dias 24 a 30, entre 03:00 e 09:00 horas, se condições básicas se formarem. - Observando ensaio de previsão de maior probabilidade de chuvas fortes, conforme horário, e segundo influência gravitacional lunar. ( digite no Google : 
"corpos flácteis" - (com acento)

Sugere-se evitar viagens e programação de eventos em dias de dinamização acima de 6.


24....................7 -  Dias 19 a 26 : Maior possibilidade de concentração de chuvas,
                             em todo o mundo, onde condições básicas se fizerem presentes e maior
                             possibilidade de tempestades, tornados, furacões, etc....( principalmente
                             nos dias 20 e 21, e 24 e 25 )
                 
                             CONFIRMADO !! - Neste momento, em Lagoa Real - BA, chove, embora
                             fracamente, a primeira chuva desta nova temporada ( chuva esparsa )
                             Confira no dia 20 :
Entre os dias 19 a 26 : diminuição na velocidade do vento leste e aumento do vento oeste.
                             Formação de mais nuvens a oeste. Boa possibilidade de chuva esparsa.
                             ( no interior da Bahia )

25....................7 - Ver acima até 19
                             
26 - Sáb...........6 No interior da Bahia, se não chover nos dias acima, a temperatura
                             experimenta elevação e volta a diminuir a partir deste dia 26. ( Ensaio de previsão
                             localizada). ( Observe na sua localidade ). Aumento de velocidade do vento leste. Aumento
                             de nebulosidade vinda do leste.


                             CONFIRMADO !! : Em Lagoa Real - BA, entre os dias 19 a 26, a temperatura
                             subiu constantemente até atingir a máxima (em torno de 37) no dia 25. O dia 26
                             ainda foi quente, porém à tarde, o início do vento leste diminuiu a temperatura.
                             Nestes dias, como previsto nos dias 12 e 13 (ver "version" no rodapé da página),
                             o vento leste (vento alísio) parou. Soprou fracamente o vento oeste e às vezes sul.
                             Nos dias 24 e 25 ocorreram fracas chuvas esparsas.
                             Hoje, 27, dia desta adição, já é o segundo dia do retorno do vento leste e,
                             felizmente, experimentamos uma queda de 4 graus (no comêço da tarde) em
                             relação aos dias 19 a 25)






Notícias recebidas pelos "Alertas do Google" (você pode programar palavras-chave em seu email), entre
os dias 23 a 26 de set/2009 ( de dinamização 6,7,7,6 ) :


23/09 : Mais chuvas fortes no Paraná deixam desabrigados.
23/09 : Vendaval arranca estrutura metálica em escola de São Paulo.
23/09 : Chuvas excepcionais abateram a Tunísia.
23/09 : Vendaval atinge várias cidades do estado de S. Paulo.
24/09 : Alagamentos em Pitangas e Prudentópolis
25 e 26/09 : Tempestade tropical Ketsana deixa milhares de desabrigados nas Filipinas com muitos
                   mortos.
                   Saldo final de mortos : 80
26/09 : Segunda tempestade de areia em Sidney, na Austrália.
26/09 : Tempestade é denominada tufão e ameaça sul da China.


Os quatro dias acima : CONFIRMADO !!
        


Interessante complemento adicionado em 13 de outubro de 2009 a respeito dos dias 19 a 29 de setembro :

Veja blog em inglês descrevendo em fotos as inundações ocorridas principalmente nos dias 21 a 23 de setembro !!
E veja as fotos :
http://www.boston.com/bigpicture/2009/09/flooding_in_the_southeast.html
(ou copie e cole na barra de endereços)
Ou :

Do tradutor Google :

25 de setembro de 2009 (Use j / k teclas para navegar) Enviar a um amigo Permalink
Yahoo! Buzz
ShareThis
Enchentes no Sudeste
Chuvas fortes, com início em 19 de setembro, despejou entre 15 e 20 centímetros de chuva ao longo de três dias em partes da Geórgia, Alabama e Tennessee. O dilúvio oprimido naturais e sintéticos de sistemas, eo recorde de chuva córregos transformados em rios, inundando bairros, lavagem de estradas e, infelizmente, tendo pelo menos nove vidas. Custos dos danos são estimados em US $ 250 milhões, a limpeza apenas começando agora. O governador republicano da Geórgia, Sonny Perdue anunciou recentemente que o presidente Obama emitiu uma Declaração de Desastres Federal de contribuição individual para ajudar moradores de cinco municípios afetados. Collected aqui estão algumas fotos recentes em torno da área, principalmente centrada em Atlanta, Geórgia. (30 total de fotos)



                          


27 - Dom..........5 - Tendência a aumento de temperatura no interior da Bahia, caso tenha chovido nos dias 
                             anteriores.

                             Se não chover, continua a ter uma leve queda.

28....................4 - Ver acima

29....................5 - Ver acima

Notícias recebidas entre os dias 26,27,28 e 28 set/2009  (dinamizações 6, 5,4 e 5 = engano ) Adição em 29/09

26/09 : Tempestade mata 3 soldados franceses no Afeganistão.
26/09 : Tempestades e inundações matam pelo menos 17 no Vietnã (antes do tufão)
26 e 27/09 : Vendavais assilam muitas cidades de SC e do PR, na noite do dia 26 e madrugada do dia 27
27/09 : Breve temporal deixa prejuízos em Ibiporã e Londrina.
27/09 : Temporais voltam a causar estragos no Paraná
27 e 28 /09 : Queimados registra muitos alagamentos e inundações a partir das 6 da manhã.
27/09 : Jogador salvadorenho morre vítima de raio.
27 e 28 : Chuva forte e granizo, entre noite de 28 e madrugada de 29 afetam SC e RS.
28/09 : Muita chuva complica transito em São Paulo.
28/09 : Temporal atinge Araranguá-SC na madrugada.
28/29 : Tempestade Parma se forma e ameaça novamente as Filipinas.
28 e 29/09 : Várias cidades do Paraná enfrentam vendavais e granizos. Barracão foi a mais prejudicada
                   ( à tarde )
28/09 : Muita chuva pela manhã (antes das 9 ), causa séria inundação em Redondo - SC.
28 e 29/09 : Terremoto no oceano provoca Tsunami no Pacífico ( Observar evento )
29/09 : Terremoto de 7.6 na Indonésia. ( Observar evento )
29/09 : Fufão Ketsana passa pelo Vietnã, Cambodja e deixa saldo de mortes de mais de 30.
29/09 : Tufão Ketsana deixa rastro de mais de 300 mortes na Ásia.

Dias 26 a 28 acima : NÃO CONFIRMADOS !!....Desculpe !! O erro foi de interpretação e não dos pressupostos da pesquisa.

Em uma análise desatenciosa ( pressa por falta de tempo), não percebi os sinais de uma região heliográfica concentrando 6 manchas solares (de  janeiro até  set ), a 1021, a 1010, 1011, 1017, 1013 e 1025. Estas manchas são evidências, certamente, de um forte lóbulo magnético solar (de seu magnetismo geral). Todas estão concentradas entre as longitudes 320 a 360º ( convenção desta pesquisa )
( Adicionado em 29/09 )

                          Previsão localizada para Lagoa Real - BA :
                          O engano estendeu-se também, e logicamente, para Lagoa real - BA, uma amostra
                          de previsão localizada.
                          Nos dias 27, 28 e 29 o vento leste foi gradativamente diminuindo de velocidade,
                          enquanto a temperatura ia subindo. Hoje, 29, o calor está extremo. As
                          dinamizações deste dias deveriam ser de 6 a 7 e erroneamente interpretei como 4
                          e 5. Desculpe !!.... Veja motivo no parágrafo acima.




30....................6 - Novo ciclo ascendente inicia-se....
                             Tendência a aumento de temperatura no interior da Bahia. 
                             (ensaio de previsão localizada). ( Observe na sua localidade ).
                             Diminuição do vento leste. Aumento de nebulosidade vinda do oeste.


Veja ensaios de previsões para outubro/2009, neste grupo (procurar em Arquivos do blog)

Ou acesse o blog  Ambiente Previsões Sol-Terra !!




 Observações :

* Fator de dinamização : Um valor entre 2 a 9 (na prática), e entre 0 a 10, para uma determinação empírica a partir de uma resultante  da ação positiva do magnetismo solar direto nas chuvas e da influência negativa do vento solar. Ver também conceitos emitidos a partir das previsões de maio.


Atenção : As condições básicas é que determinam se vai ter chuvas ou não, e são o objeto principal das previsões meteorológicas normais. O grau de dinamização, resultante de interferências extra-atmosféricas, pode sugerir uma nova abordagem nas variantes de análise das condições do tempo.
Para melhor compreensão, leia o artigo inicial "Magnetismo Solar e Chuvas" e os comentários e previsões de outros meses, clicando acima e à direita em "pages" ou "páginas".


Tabela de avaliação subjetiva do fator de dinamização :

0 : nenhuma dinamização.............................(na prática não ocorre)
1 : Dinamização praticamente inexistente....(na prática não ocorre) 
2 : Fraquíssima dinamização.........................(dificílimo de ocorrer na prática) 
3 : Fraca dinamização
4 : Moderada dinamização
5 : Média dinamização
6 : Forte dinamização
7 : Muito forte dinamização
8 : Fortíssima dinamização
9 : Máxima dinamização
10 : Máxima-extrema dinamização (Há registro, na história, de apenas uma, em 18....)




Luiz Antonio Vieira Spinola, 3 de julho de 2009


Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 
Sites inteiramente gratuitos podem divulgar esta página, desde que acompanhada dos adendos abaixo :


   ACOMPANHE ESTE TRABALHO E ENVIE OBSERVAÇÕES SOBRE O TEMPO EM SUA  LOCALIDADE !!


                     GRUPO AMBIENTE CIENTÍFICO 1 - MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS ("páginas deste grupo")
                     E participe do grupo usando a sua conta no Google. ( acima e à direita, clique em "participar 
                     deste grupo ).

                     Envie dados e comentários para :
                     ambientecientifico1@googlegroups.com
                     
                    
Luiz Antonio Vieira Spinola                     DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial deste texto,
                     e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de divulgação e comunicação que visem lucros.

 

   
LEIA COMPLEMENTO DE PUBLICAÇÃO NO BLOG "AMBIENTE CIENTIFICO" A RESPEITO DOS TEXTOS "OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO"


Cadastre o seu email neste grupo para receber atualizações e participar desta pesquisa. Utilize a sua conta do Google ou , se não conseguir, peça à administração dos Grupos-Ambiente :
gruposambiente@gmail.com - cite o grupo desejado.
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :
ambientedivulgacoes@googlegroups.com


PARA CONHECER MELHOR O INÍCIO DESTA PESQUISA, CLIQUE ACIMA EM "PAGES", OU "PÁGINAS" E LEIA "MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS".

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!


Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente (novo !!)


Luiz Antonio Vieira Spinola


Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 


HOSMAGSOL

 

Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente - Conheça !!        Lista Atualizada dos Grupos-Ambiente

Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente (novo !!)
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!