terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Previsões para maio/2009 - PREVISÃO DO TEMPO PARA MAIO/2009 - Previsão de chuvas segundo pesquisa que estuda a influência do magnetismo solar - Previsão em médio ou longo prazo - Previsão do grau de dinamização de chuvas conforme magnetismo ou vento solar.

PREVISÃO DE CHUVAS PARA MAIO DE 2009 - Segundo o "fator de dinamização" , uma resultante do magnetismo solar direto e do vento solar

Previsões para abril/2009


Previsão para junho/2009

Preliminares
Fator de dinamização : Grau de intensidade do magnetismo solar direto menos velocidade e densidade das partículas que compoem o vento solar.
A partir de maio/2009 mudaremos  a forma de avaliar a influência do magnetismo solar sobre as chuvas. Como todo sistema complexo, os fatores que determinam um resultado final podem ser vários, de diferentes naturezas e intensidades. Designaremos, neste estágio da pesquisa, de "fator de dinamização" a resultante da influência positiva na formação de nuvens e nos processos pluviológicos provinda do magnetismo solar direto e da influência inibidora exercida pela atuação das sub-partículas do vento solar. Outros fatores - positivos e negativos -  podem interagir, certamente, no "fator final de dinamização", como por exemplo, uma possível variação mínima no número de raios cósmicos ou sua intensidade de energia (os raios cósmicos influenciam positivamente a formação de nuvens), porém em um estágio mais avançado da pesquisa viremos a considerar a possibilidade se se inserir este fator.
Para melhor avaliação e visualização deste fator, adotaremos uma escala de 0 a 10.
Desta forma, teremos : "2" como mínimo do fator de dinamização, configurando esta situação em dias quando o magnetismo solar for muito fraco, coincidindo com a chegada na atmosfera terrestre de um vento solar muito forte (em velocidade e densidade), e "10" como máximo do fator de dinamização quando coincidirem um mínimo de vento solar e um máximo de magnetismo. Esta situações extremas parecem ocorrer pouquíssimas vezes, porém, dada a natureza imprevisível das atividades solares, estaremos preparados para analisá-las se se tornarem corriqueiras. 
Dia 1 de maio/2009 (sex) - Fator de dinamização : 5. (Médio)  Comentários : Nesta região solar - longitude dinâmica 12 - principia-se a influência de três atividades de ciclos anteriores : a mancha solar 1012, uma explosão (em 9 de dez/2008 e proto-manchas. As regiões que denotam forte magnetismo solar, ou lóbulos magnéticos solares, começam a exercer suas influências positivas na formação de nuvens quando se posicionam a 330 graus de longitude estática (olhando para o orbe solar, à esquerda).
Dia 2 (sáb) - Fator de dinamização : 6 (forte) Comentários : A região descrita acima aproxima-se dos 360 graus. As chuvas são dinamizadas em todo o planeta terra onde as condições básicas se fizerem presentes.
Até o dia 6 as previsões estão sendo publicadas com atraso (nos dias 5 e 6), por problemas de acesso à internet. Portanto, o objetivo é apenas observar como seriam as previsões e como está ocorrendo na realidade. Nestes dias, no Brasil, as chuvas concentram-se, por razões meteorológicas convencionais, nas regiões norte e nordeste. Há vários dias observamos nos noticiários os grandes transtornos, prejuízos  e algumas mortes que estão afetando muirtas comunidades destas regiões, notadamente no Piauí, Pará, Maranhão e Amazonas. As condições básicas - umidade e diferenças de temperatura - quando associadas a outras causas terrestres, atmosféricas e marítimas determinam as regiões que devem receber maiores concentrações de chuvas, conforme, também, o período do ano. Logicamente, são estas as causas que são analisadas em primeiro lugar para o embasamento das previsões de chuvas. Esta pesquisa pretende descobrir se as influências dinamizadoras e potencializadoras do magnetismo solar realmente aumentam os índices pluviométricos em determinados dias ou se tendem a formatar dias em que as chuvas são mais agressivas, ou seja, se as fazem se concentrarem em determinados dias e locais. Quando condições básicas presentes são muito fortes, como o que está acontecendo com o fenômeno da "zona de convergência intertropical" sobre as regiões norte e nordeste, é provável que se observe em menor grau a influência magnética solar
Dia 3 (dom) - Fator de dinamização : 7 (muito forte) : Comentários : As posições de longitude solar dinâmica citadas no dia primeiro, passam (no movimento rotacional solar de 27 dias)  a 350 graus de longitude estática (quase no centro do orbe solar). A influência magnética deste lóbulo é muito forte. As chuvas no nordeste continuaram a aumentar os níveis dos rios.
Dia 4 (seg) - Dinamização 8 (fortíssimo). Comentários : Aumentam os alagamentos e prejuízos no nordeste e norte, e chuvas fortes castigam principalmente o estado de São Paulo com ventanias e granizos.
Dia 5 - (ter) - Dinamização 7 (muito forte). Comentários : A região ativa magneticamente atinge alguns graus de longitude dinâmica. É o dia de hoje, no qual escrevo uma complementação desta página. À tarde e à noite ainda ocorrerão fortes chuvas nas regiões propícias às mesmas.
Dia 6 - (qua) - Dinamização 6 (forte). Comentários : O grau de dinamização diminui, pois a região solar que apresentou sinais de forte magnetismo (uma mancha solar, duas proto-manchas e uma explosão) direciona-se para 20 graus de longitude estática (um pouco à direita do orbe solar). Porém, as consequências das fortes chuvas no norte e no nordeste ainda serão o motivos de muitas notícias.
Dia 7 - (qui) - Dinamização 4 (fraca). Comentários. Felizmente o furo coronal "a" chega à longitude estática de 40 graus, quando as sub-partículas atômicas do vento solar começam a atingir a atmosfera terrestre. O vento solar inibe a formação de nuvens, pois empurra a magnetosfera e os raios cósmicos para o lado noturno da terra. As chuvas continuam a diminuir.
Dia 8 - (sex) - Dinamização 3 (muito fraca). Comentários : O vento solar deve exibir velocidade e densidade máximas neste dia, desfavorecendo a formação de nuvens na baixa atmosfera. No entanto, vamos observar se um pequeno lóbulo solar, neste dia a 340º, não configuraria a dinamização em "4" ou "5".
Embora o fator de dinamização diminua para 3 ou 4, isto não significa que em algumas regiões, ou localidades, não se manifestarão fenômenos atmosféricos intensos. Como vimos, se as condições básicas forem muito fortes, o resultado final será muita chuva. A análise da influência do magnetismo solar tem que ser sistêmica e surte os seus efeitos quando as observações se referirem em grandes extensões territoriais.
Dia 9 - (sáb) - Dinamização 5 (média) (ver dia 11) . Comentários : O vento solar ainda atua com sua ação inibidora na formação de nuvens, porém um breve acréscimo do magnetismo solar (regiões de longitude dinâmica 23 e 24)  configura este dia como submisso a média influência.
No entanto, se influências positivas forem confirmadas, (Ver abaixo, Atenção especial, no dia 11) este dia (e até o dia 13) pode ter um fator de dinamização entre 6 a 8 : Propício a fortes chuvas.
Nota especial : Ações preventivas devem ser tomadas para se atenuar consequências de chuvas com altos índices pluviométricos, e em curto espaço de tempo, nos dias 08, 09 e 10 der maio/2009, principalmente nos horários entre 09:00 e 15:00 horas.
Atenção : Este conselho é condicionado à confirmação dos pressupostos desta pesquisa, e da pesquisa que estuda a influência gravitacional lunar.
Dia 10 - (dom) - Dinamização 4. (ver dia 11) Comentários : O vento solar é diminuto e a influência magnética é mediana. Se as condições básicas não se fizerem presentes com muita intensidade nas regiões norte e nordeste, poderemos nos tranquilizar que as águas dos rios continuarão a baixar. 
Nota especial : Nos dias 9, 10,11 e 12 aumente-se os cuidados preventivos contra o excesso de raios ultra-violeta. Este conselho de precaução é condicionado à confirmação pela pesquisa de que os raios ultra-violeta aumentem significativamente com a passagem de uma região solar frontalmente à terra, e que experimentou uma recente atividade: uma explosão de classe....
Dia 11 - (seg) - Dinamização 5 (média). Comentários : Uma nova região solar, indicada pela mancha 1015, aproxima-se da longitude estática de 330 graus. Principia-se a aumentar as possibilidades de chuvas.
Atenção especial : Uma explosão solar foi detectada ontem e hoje (dia 5 e 6) na região escura do sol, muito próxima à possível visualização. Logo esta região estará a 270 graus (à extrema esquerda do orbe), e mais alguns dias, exercerá suas influências a 330 graus de longitude estática. Provável entre os dias 11 e 13, ou seja, houve uma explosão na mesma região solar que anteriormente eclodira a mancha solar 1015.
Se o grande campo heliomagnético solar se intensificar na região da explosão (com CME - Ejeção de Massa Coronal) descrita acima, teremos novamente uma forte dinamização de chuvas nestes dias(10 a 13 de maio/2009). Na verdade os seus efeitos parecem se manifestar desde o dia 7, quando as linhas de força magnéticas diretas do sol podem estar alterando características  do vento solar (como diminuição da velocidade do mesmo) 
Dia 12.... (ter) - Dinamização 6 a 8 - Possibilidade de chuvas intensas ou de altos índices pluviométricos.
Dia 13....(qua) - Dinamização 5 a 7 - O mesmo acima.
Escrito no dia 13 :
Dia 14....(qui) - Dinamização 5 - Médio magnetismo. Vento solar fraco. Felizmente as chuvas no norte e nordeste começam a diminuir. Efeitos negativos das chuvas continuam a ser noticiados.
Dia 15....(sex) - Dinamização 4 - Fraco a médio magnetismo. As chuvas continuam a diminuir.
Dia 16....(sab) - Dinamização 4 - Dificilmente condições propícias locais (alta umidade, etc,....) manterão as chuvas fortes no norte e no nordeste. O mesmo acontece em todas as regiões do planeta onde a época do ano favorece as atividades pluviológicas. Os processos de formação de nuvens e de precipitações terminam por ceder à força do encadeamento negativo provovado por condições espaciais magnéticas não favoráveis. Doenças e recuperação de prejuízos são a principal preocupação das autoridades e da mídia em relação às inundações nas regiões norte e nordeste do Brasil.
Dia 17....(dom) - Um novo ciclo positivo principia-se a....
Continua....
Aguarde....Desculpe. Tivemos problemas em acessar a internet. Em breve completaremos esta página. 
DESCULPE !!    Não conseguimos dar continuidade às previsões para os últimos dias de maio/2009. Também não nos foi possível acrescentar comentários com "confirmado ou não confirmado". A monitoração de notícias a respeito de eventos relacionados a chuvas no norte e no nordeste também não permitiu uma avaliação confiável do que realmente aconteceu, devido a características peculiares daquelas regiões, notadamente da região norte. Os extensos rios transbordam, muitas vezes, depois de vários dias da maior concentração de chuvas.
No entanto, uma avaliação "por alto" nos confirma que regiões fortemente magnetizadas do sol colaboraram para potencializar as condições básicas muito favoráveis para chuvas nas regiões norte e nordeste desde há mais ou menos dois meses.
PARA O DIA 31 DE MAIO, E DE 1º A 4 DE JUNHO, UMA NOVA FASE DE INFLUÊNCIA POSITIVA IRÁ INTENSIFICAR AS CHUVAS, EM TODO O MUNDO, ONDE CONDIÇÕES BÁSICAS PREDISPONENTES SE FIZEREM PRESENTES. ( Norte e nordeste do Brasil, África do Sul, outros países do hemisfério sul mais próximos ao equador, bem como quase todo o hemisfério norte ) 
  
 Luiz Antonio Vieira Spinola, 30 de maio de 2009
Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 
   ACOMPANHE ESTE TRABALHO E ENVIE OBSERVAÇÕES SOBRE O TEMPO EM SUA  LOCALIDADE !!


                     GRUPO AMBIENTE CIENTÍFICO 1 - MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS ("páginas deste grupo")
                     E participe do grupo usando a sua conta no Google. ( acima e à direita, clique em "participar 
                     deste grupo ).


                     Envie dados e comentários para :
                     ambientecientifico1@googlegroups.com
                     
                     Luiz Antonio Vieira Spinola                     DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial em sites ou 
                     outros meios de divulgação e comunicação que visem lucros.

 
     
Cadastre o seu email neste grupo para receber atualizações e participar desta pesquisa. Utilize a sua conta do Google ou , se não conseguir, peça à administração dos Grupos-Ambiente :
PARA CONHECER MELHOR O INÍCIO DESTA PESQUISA, CLIQUE ACIMA EM "PAGES", OU "PÁGINAS" E LEIA "MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS".
CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE....E PARTICIPE !!
Luiz Antonio Vieira Spinola
Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução deste texto, e deste método de previsão do tempo, em sites ou outros meios de comunicação que visem lucro direta ou indiretamente. 
HOSMAGSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE SOBRE ESTA PESQUISA !!

VOCÊ PODE FAZER UMA SOLICITAÇÃO

VOCÊ PODE COMENTAR COMO ANÔNIMO,
MAS OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS

PARTICIPE !!